Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.
Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em três gestões: (1993/1994, 2000/2001, 2004/2005; Presidente dos Encontros Anuais de 1992, 1993, 1994, 2000,2001,2004 (Internacional com a ABA) e 2005; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).
Psicoterapeuta e Supervisora TCR Terapia por Contingências de Reforçamento. Especialista em Psicoterapia Comportamental (1980). Mestre em Psicologia Clínica PUCCamp (1986). Aposentada como Professora de Análise do Comportamento.
Concluiu o mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará em 1996 e o doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 2001. Na mesma instituição realizou um estágio de pós-doutoramento entre 2006 e 2007 (bolsista PDJ/CNPQ). É professor titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2). Atua na área da psicologia, com ênfase em analise do comportamento, em três linhas: (1) recombinação de repertório (com especial interesse no fenômeno do “insight” em animais não humanos); (2) controle aversivo (especialmente sobre os mecanismos comportamentais básicos envolvidos na punição); (3) questões históricas e conceituais em análise do comportamento.
Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora e Professora no ITCR Campinas.
Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), Mestre, Doutora e Livre-Docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College – USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla – Espanha (1999). Foi docente na Clínica do Comportamento (Campinas), na Faculdade de Psicologia da PUC-São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Departamento de Farmacologia). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988, onde foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – área de concentração Psicologia Experimental (1994-1997) e Chefe do Departamento (2004-2008). Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Senior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP, onde coordena pesquisas teóricas e experimentais sobre Análise do Comportamento, com ênfase nos temas controle aversivo, variabilidade comportamental e neurociências.
Graduada em Psicologia pela UFSCar, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR-Campinas e Mestre em Psicologia pela UFSCar. Atua como psicoterapeuta e também como supervisora de psicoterapeutas e alunos do curso de especialização do ITCR – Campinas.
Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Parauapebas. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (2025-2026). Áreas de atuação: Psicologia Experimental e Psicologia do Trabalho e Organizacional. Temas de ensino e pesquisa: Comportamento agressivo, Práticas culturais, História da Análise do Comportamento e Gestão do Comportamento em Organizações. Mestre e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA, com estágio em pesquisa na Western Michigan University pelo Fulbright Program. Editor Adjunto da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Coordenador Pró-Tempore do Curso de Administração.
Psicoterapeuta TCR, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, membra do CLiCS – Grupo de pesquisa em Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.