O Curso de Especialização em Terapia por Contingências de Reforçamento, do ITCR-Campinas mantém um projeto social de atendimento em psicoterapia à comunidade, gratuito, voltado apenas para pessoas de baixa renda, maiores de 18 anos.
Neste projeto, há atendimentos em psicoterapia que são realizados apenas de forma virtual, ou seja, por videochamadas on-line, entre aluno-psicoterapeuta e cliente individualmente. Tais psicoterapias são realizadas por psicólogos, que são alunos do Curso de Especialização, que são supervisionados por professores do Curso. As psicoterapias ocorrem durante os meses de março a novembro do ano, com atendimentos de uma vez por semana.
Para ter acesso ao atendimento, é feita uma Triagem inicial. Após a inscrição no formulário de TRIAGEM, existe uma lista de espera para o cliente ser chamado para a psicoterapia, pois os atendimentos dependem da disponibilidade de alunos-psicoterapeutas do Curso. A disponibilidade de um horário semanal para atender um cliente por aluno-psicoterapeuta é o que dirige a busca de um caso de cliente inscrito na TRIAGEM. As informações solicitadas no Formulário de TRIAGEM do cliente incluem os horários disponíveis para ser atendido. Com base nestas informações, é procurado o cliente que se encaixa na disponibilidade do aluno-psicoterapeuta. Assim, é importante enfatizar a necessidade de que as disponibilidades de horários do cliente e do aluno-psicoterapeuta coincidam para que o caso seja admitido no processo de atendimento em psicoterapia.
Neste momento, a lista de inscrição encontra-se fechada, pois há um número grande de casos ainda em espera por atendimentos. Os casos atendidos no ano de 2024 poderão ter os processos de psicoterapias encerrados agora em novembro ou poderão ser reencaminhados para 2025. Deste modo, o número de vagas a serem abertas para início em março de 2025 não é previamente definido.