Os comportamentos bem e mal sucedidos se definem por seus efeitos. Em termos cotidianos, comportamentos bem sucedidos produzem bons efeitos e comportamentos mal sucedidos produzem efeitos não tão bons ou efeitos ruins. Em aprendizagem operante, sucesso e fracasso correspondem a reforço e punição.
(Baum, 2005;2006, p. 87)
Muitas vezes a contribuição mais importante que um cientista pode fazer não é propor uma nova teoria ou revelar um novo fato, mas descobrir um novo modo de olhar para as teorias ou fatos antigos.
(Richard Dawkins, 1989, 2007, p.22)
“Se você consegue ou não observar uma coisa depende da teoria que você usa. É a teoria que decide o que pode ser observado.”
(frase atribuída a Einstein)
“Logo percebi que os procedimentos da análise aplicada do comportamento, tanto em pesquisa como na prática, são com frequência os mesmos que caracterizam a pesquisa básica . Assim, como ocorreu na minha própria experiência com problemas práticos, o terapeuta que valoriza a relação entre o que está fazendo e aquilo que os pesquisadores básicos fazem será capaz de aplicar, como consequência, técnicas terapêuticas com mais criatividade e eficiência.”
(Sidman, 2011, p. 974)
“Essa é a essência da análise da contingência: identifique o comportamento e as consequências; altere as consequências; veja se o comportamento muda. Análise da contingência é um procedimento ativo, não especulação na escrivaninha. É uma forma de experimentação que ocorre não apenas no laboratório, mas também no mundo cotidiano. Analistas de comportamento eficientes estão sempre experimentando, sempre analisando contingências, fazendo mudanças nelas e testando suas análises observando se o comportamento crítico mudou.”
(Sidman, 1989, p. 80; 2009, pp. 104-105)
“Podem rotular como infantis necessidades particulares que, na verdade, deveriam ser enaltecidas como humanas, pois não existe maturidade sem uma negociação adequada com o infantil e tampouco um adulto que, regularmente, não anseie ser confortado como uma criança.”
(Alain de Botton [2011], Religião para Ateus, p.145).
“Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. Deve-se temê-lo mais que a um assassino.”
Cícero, tribuno romano (42 a.C)
“Delicadeza”
“Nem tudo o que escrevo resulta numa realização, resulta mais numa tentativa. O que também é um prazer. Pois nem em tudo eu quero pegar. Às vezes quero apenas tocar. Depois o que toco às vezes floresce e os outros podem pegar com as duas mãos.”
(Clarice Lispector)
“É o amor que nunca se recebe como um fato dado, que sempre pertence à dimensão do milagre.”
(Ernesto Sabato [2008]. A resistência. Companhia das Letras: São Paulo. Publicação original em 2000)
“Só somos verdadeiramente destruídos por aquilo que não controlamos quando alimentamos em nós a ilusão de que tudo controlamos.”
(João Pereira Coutinho, 14/12/2010, Folha Ilustrada, p. E8)
“Por que amar, se perder dói tanto?
A dor que sentimos pelas pessoas que amamos faz parte da felicidade que tivemos. Porque ambas são a condição de ambas.”
(João Pereira Coutinho, A Definição do Amor, em Folha Ilustrada, 05/12/2007, p.E2)
“… a vida é um acúmulo de pequenos erros e muito do seu brilho está no desejo de acertar.”
José Geraldo Couto, em Folha Ilustrada, 24/01/2008 p. E1
“O mais importante dos Dez Mandamentos diz: não matarás! Ele contém quase a totalidade da ética. O modo, por exemplo, como Schopenhauer formula a ética é apenas uma extensão desse, que é o mais importante mandamento. A ética de Schopenhauer é simples, direta, clara. Ele diz: Não faças mal a ninguém, mas ajuda a todos, da melhor forma que puderes.”
(Karl R. Popper [2006]. Em busca de um mundo melhor. Livraria Martins Fontes Ltda.: São Paulo, pp. 243-244)
“Não sou homem de muitas esperanças, mas tenho algumas poucas.”
(Luis Felipe Pondé, Folha de São Paulo, 15 de setembro de 2008, E7.)
“A sobrevivência psicológica é uma espécie de talento distribuído desigualmente entre os seres humanos.”
(Marcelo Coelho, Mentiras e Verdades de Coutinho, em Folha Ilustrada, 05/12/2007, p.E10)
-Amargura e tédio são os grandes males contemporâneos?
O desgosto pede a sua contraparte. Este sentimento de perda e de desorientação será certamente temporário. Vão nascer o gosto, a esperança e novas utopias serão criadas. Faz parte da condição humana criar essas narrativas carregadas de futuro.
(Mia Couto, escritor moçambicano, em entrevista ao O Estado de S. Paulo, 05/11/2012)
“Quando imagino se tivesse nascido num meio intelectual! Teria necessitado de erros para livrar-me dos preconceitos e ver as coisas como elas são. E talvez tivesse ficado com mãos desajeitadas.”
(Pierre-Auguste Renoir – citado por Feist, Peter H. [2005] Renoir, Taschen, p.7)
“Quando contemplamos as obras dos antigos realmente não temos razão para nos sentirmos muito inteligentes. Mas que formidáveis trabalhadores foram estes homens acima de tudo. Pintura não é sentimentalismo. É primeiramente um trabalho normal, e é necessário trabalhar com habilidade.”
(Pierre-Auguste Renoir – citado por Feist, Peter H. [2005] Renoir, Taschen, p.10)
“Para mim um quadro tem de ter algo amável, agradável e lindo. Sim, tem de ser lindo. Há demasiadas coisas desagradáveis no mundo, de forma que não é necessário produzir mais.”
(Pierre-Auguste Renoir – citado por Feist, Peter H. [2005] Renoir, Taschen, p.32)
“De fato, num certo sentido, os gregos realmente inventaram a razão e isso quer dizer que eles inventaram uma nova forma de conhecer, de perscrutar o mundo. Inventar a razão quer dizer, em última instância, inventar ferramentas para conhecer a realidade.”
(Regina Schöpke, Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cultura, p.D4, 12/08/2007)
“Na verdade, impressionados com a transitoriedade das coisas, como os ciclos e com essa espécie de ‘guerra dos contrários’ (o dia e a noite, o quente e o firo, a vida e a morte …), os primeiros filósofos foram em busca de uma base comum de onde tudo tiraria sua gênese e para onde tudo retornaria. Esse é o verdadeiro sentido do monismo grego. Eles chamavam a isso de o ‘sempre novo’ e ‘imortal’, algo que certamente confundiu as mentes mais metafísicas, que julgavam tratar-se de um princípio imaterial ou espiritual.”
(Regina Schöpke, Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cultura, p.D4, 12/08/2007)
“I’m a great believer in luck, and I find the harder I work, the more I have of it.”
“Acredito muito na sorte e percebo que, quanto maior o afinco com que trabalho, mais sorte tenho.”
(frase atribuída a Thomas Jefferson)
“Não há atividade mais subversiva do que o pensamento. Nem mais temida, nem mais difamada, e isto não se deve ao acaso: o pensamento é político… Daí a luta insidiosa, cada vez mais eficaz, hoje mais do que nunca, contra o pensamento. Contra a capacidade de pensar.”
(Viviane Forrestier, L’horreur économique; retirado do prefácio do livro “ECOCIVILIZAÇÃO, Ambiente e direito limiar da vida”, de Plauto Faraco de Azevedo – doutor pela Université Catholique de Louvain, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 2005)