CRP 06/4673J

Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento

Curso

Especialização em Terapia Comportamental – Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)

Teoria e Atuação Clínica

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*Curso oferecido pelo ITCR-Campinas em parceria com a FHO – Fundação Hermínio Ometto (Uniararas).

Reconhecido pelo MEC e pelo CFP.

Início: março de 2025

On-line

Coordenação geral: Prof. Hélio José Guilhardi - CRP 06/918

Informações:

Objetivo geral do Curso

O Curso tem como objetivo propiciar aos alunos condições para atenderem clientes em Psicoterapia Comportamental, sob uma perspectiva denominada Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). A TCR propõe essencialmente que tudo que interessa ao psicoterapeuta – comportamentos e sentimentos – é determinado por contingências de reforçamento. O terapeuta comportamental se interessa sim pelos comportamentos e sentimentos do seu cliente, mas, de fato, lida com as contingências de reforçamento das quais tais comportamentos e sentimentos são função. O modelo de determinação de comportamentos adotado é o da seleção do comportamento pelas consequências que produz – modelo biológico inspirado em Darwin, completamente distinto de quaisquer outros modelos explicativos mecanicistas adotados na Psicologia. O aluno terá, como fundamentos para a atuação clínica, formação no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e na Ciência do Comportamento. O Behaviorismo Radical preparará o aluno para compreender a concepção de Ser Humano subjacente à proposta de trabalho clínico que desenvolvemos e o colocará em contato com um novo paradigma sobre a natureza do comportamento humano. A Ciência do Comportamento fornecerá dados comportamentais coletados através de rigorosa metodologia e procedimentos cientificamente testados para instrumentar o aluno a intervir no processo de desenvolvimento de seu cliente.

O Curso visa também a que os clientes se beneficiem com a intervenção dos psicoterapeutas, ou seja, alterem comportamentos e sentimentos indesejados, através de intervenções nas contingências às quais vêm respondendo, reduzindo as contingências coercitivas e substituindo-as por contingências reforçadoras positivas amenas.

O aluno deverá adquirir repertórios apropriados de comportamentos nas seguintes áreas e atividades:

1. relacionamento com o cliente;

2. identificação dos comportamentos-problema do cliente;

3. análise conceitual das contingências de reforçamento determinantes dos 
comportamentos-alvo;

4. seleção e aplicação de procedimentos psicoterapêuticos;

5. avaliação dos resultados da intervenção;

6. integração da atuação psicoterapêutica com o referencial teórico do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento;

7. descrição oral, na atividade de supervisão, dos comportamentos emitidos nas sessões pelo cliente e pelo próprio psicoterapeuta;

Atividades do Curso

FORMAÇÃO CONCEITUAL

Estas atividades do curso são realizadas de forma remota: transmissão em tempo real, e acesso posterior disponível.

Os alunos assistem a aulas que os preparam conceitualmente. Tais aulas se agrupam em dois conjuntos ministrados quinzenalmente:

1. O primeiro tem o formato de módulos e ocorrem às sextas-feiras (quinzenalmente), das 19h às 22h em datas previamente fixadas, cada qual exposto por um professor-especialista, os quais abordam diferentes temas básicos e aplicados.

2. O segundo conjunto consiste numa sequência de aulas ministradas pelo professor Hélio José Guilhardi (CRP 06/918) sobre os processos psicoterapêuticos na prática clínica, visando a preparar especificamente o aluno para atuar como psicoterapeuta comportamental, e ocorrem às sextas-feiras (semanalmente), das 13h às 15h, e aos sábados (quinzenalmente), das 13h30 às 18h.

3. Os alunos completam sua formação conceitual fazendo um Curso, denominado Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), realizado na plataforma EAD.

FORMAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA

Este módulo de atividades é realizado durante o primeiro ano do curso.

1. Atendimento psicoterapêutico

Os alunos devem atender individualmente a pelo menos um cliente em sessões semanais, em seu consultório, ou em formato remoto. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

O público-alvo dos atendimentos são clientes adultos.

2. Supervisão dos estudos de caso:

Supervisões on-line

Os alunos poderão realizar as atividades de supervisão on-line em dupla ou individualmente, a depender a compatibilidade de horários entre alunos e supervisores.
Alunos e supervisor se reúnem quinzenalmente, durante uma hora (para supervisão individual) ou duas horas (para supervisões em dupla), em horários combinados de comum acordo, com seu supervisor, através de computador (via Skype, com áudio e vídeo).

Organização do Curso

Participantes:
Programado para Psicólogos com graduação completa e para Psiquiatras.

Duração do programa:
O Curso se desenvolverá durante 40 semanas, a cada 15 dias (totalizando 2 anos de curso), com interrupções para férias em janeiro.

As aulas teóricas serão dadas semanalmente, às 6as. feiras, das 13 às 15h, e quinzenalmente, às 6as. feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 13h30 às 18h.

As supervisões on-line serão realizadas em horário a ser definido entre supervisor e aluno.

Carga horária total de 640 horas, assim distribuídas:

TEÓRICAS

Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) = 120 horas-aula, divididas em 3 módulos de 40 horas
Princípios Avançados das Análises Experimental e Aplicada do Comportamento = 120 horas-aula, divididas em 4 módulos de 30 horas
Análise e Intervenção Psicoterapêutica no Modelo TCR – Terapia por Contingências de Reforçamento = 320 horas-aula, divididas em 4 módulos de 80 horas

Total = 560 horas-aula

PRÁTICAS

Supervisão de atendimentos em Psicoterapia Comportamental = 40 horas-aula divididas em 2 módulos de 20 horas
Atendimento psicoterapêutico individual e semanal de um cliente no modelo da TCR = 40 horas-aula divididas em 2 módulos de 20 horas

Total = 80 horas

AVALIAÇÃO DO ALUNO

  • Avaliação do estágio é contínua. Serão avaliadas as apresentações do caso durante as atividades de supervisão; as transcrições de gravações; e desempenhos demonstrados nas gravações e relatórios dos atendimentos;

  • Presença em pelo menos 70% de cada atividade;

  • Avaliação escrita do Curso de Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), na plataforma EAD;

CERTIFICADO

Certificado de Especialista reconhecido pelo MEC.

Investimento

24 parcelas de R$ 1.180,00

Após matriculado, a FHO oferece o crédito estudantil Pag Fácil que permite ao aluno pagar o curso em até 48x sem juros. Consulte os valores na página de inscrição da FHO, clicando no link “Inscreva-se” disponível no início ou no final desta página.

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Coordenação

Prof. Me. Hélio José Guilhardi

CRP: 06/918

  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Formação profissional pela PUC – Campinas
  • Psicólogo Clínico atuando na área desde 1969;
  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), título obtido em 1975;
  • Formação Profissional pela PUCCamp,  Campinas, completada em 1969;
  • Professor colaborador do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 1998;
  • Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) por três mandatos (1994-1995, 2000-2001 e 2004-2005);
  • Professor convidado das Faculdades Salesianas de Vitória (ES), de 2001 a 2017;
  • Professor e coordenador do Curso de Especialização do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR);
  • Organizador dos volumes 7, 8, 9, 10, 15 e 16, do livro Sobre Comportamento e Cognição, editados pela ABPMC;
  • Organizador do livro Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental Práticas Clínicas, editado pela Editora Roca São Paulo;
  • Psicólogo clínico e diretor dos: Instituto Análise de Comportamento (IAC) e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR).

Relação dos Professores do Curso

Hélio José Guilhardi – professor, supervisor e coordenador do Curso
Alan Souza Aranha
Alice Maria de Carvalho Delitti
Bruno Angelo Strapasson
Camila Coelho Bernardini
Cíntia Guilhardi
Deisy das Graças de Souza
Denis Roberto Zamignani
Gabriel Graça de Oliveira
Giovana Munhoz da Rocha
Glauce Carolina Vieira dos Santos
Helder Lima Gusso
João Vicente Marçal
Júlio César Coelho de Rose
Lylian Pilz Penteado
Marcus Bentes de Carvalho Neto
Maria Cristina T. V. Teixeira
Maria Helena Hünziker
Maria Martha Hübner
Marília Zampieri Santos
Nancy Capretz
Paola Esposito M. Almeida
Rafaela M. Fontes Azevedo
Raquel Deperon
Renata Cristina Gomes
Roberto Alves Banaco
Sandro Iego da Silva Santos

Relação de Supervisores do Curso

Alice Frungillo Lima – supervisora (especialização)
Ana Carolina Guerios Felício – supervisora (especialização)
Ana Clotilde Coutinho – supervisora (especialização)
Ana Lúcia Gomes – supervisora (especialização)
Amanda Zanelato – supervisora (especialização)
Camila Zakia Coelho Bernardini – supervisora (especialização)
Cleberson Galdino – supervisor (especialização)
Denize Campos Ribeiro – supervisora (especialização)
Eduardo Vasconcelos – supervisor (especialização)
Eliana Leite Barros – supervisora (especialista)
Fernanda Loureiro – – supervisora (especialização)
Ingrid Piccollo Comparini – supervisora (mestrado)
Jaqueline Jango – supervisora (especialização)
Jéssica Miranda – supervisora (especialização)
Juliana Garrafoni – supervisora (especialização)
Jussara Pascualon Araújo supervisora (doutorado)
Larissa Zatti – supervisora (especialização)
Luciana Daud do Amaral – supervisora (especialização)
Luciana Pellizzaro Naine – supervisora (especialização)
Lylian Pilz Penteado – supervisora (especialização)
Maicon Danese – supervisor (especialização)
Maria Carolina Raffi Almeida –supervisora (especialização)
Maria Isabel A. Cavalcante Franco – supervisora (especialização)
Marília Sandin Barbosa (supervisora (especialização)
Marília Zampieri Santos – professora (mestrado)
Nancy Capretz – supervisora (doutorado)
Raquel Deperon – supervisora (especialização)
Renata Cristina Gomes – supervisora e professora (doutoranda)
Tatiana Lance Duarte – supervisora (mestrado)
Thaís Pilon –supervisora (mestrado)
Valéria Bertoldi Peres – supervisora (especialização)
Valéria Cristina Santos – supervisora (especialização)

Depoimentos

Curso reconhecido pelo MEC e pelo CFP.

Matrículas

Para receber informações quando as matrículas da próxima turma estiverem abertas, preencha o formulário clicando no link abaixo.

Comparativo entre os dois Cursos de Especialização:

Tecnologia mínima para assistir às aulas

1- Verifique a sua conexão de internet; previna-se reiniciando o modem e os roteadores;
2- Opte por usar a internet via cabo, existe um adaptador USB/Rede para evitar instabilidades que fazem com que o vídeo trave;
3- Utilize navegador Chrome;
4- Procure deixar limpos os cookies e caches do seu navegador;
5- Mantenha seu computador com os programas fechados antes da aula, para que não concorra com o processamento dos demais programas ao mesmo tempo;

OBS: a aula ao vivo demanda mais da sua internet do que o vídeo disponibilizado posteriormente. Quando há muitos aparelhos conectados no mesmo WIFI, pode ocorrer instabilidade e travamentos nos vídeos.

Seguem as configurações mínimas para garantir:

 MÍNIMORECOMENDADO
ProcessadorDual core 2GHzi3 / i5 / i7 3GHZ ou superior
Memória RAM4GB8GB
Internet (taxa real)25Mb50Mb ou superior
Sistema OperacionalWindows 8.1, Linux
ou MacOs
Windows 10, Linux
ou MacOs (última
versão)

Utilizar navegador Google Chrome.

Cabe destacar que esses requisitos não impedem sua matrícula em nossos cursos. O que pode ocorrer é você não ter a melhor experiência com o conteúdo produzido. O ITCR não se responsabiliza caso você encontre problemas técnicos. Além dos requisitos, vale lembrar que oscilações de internet, muitos equipamentos ligados à mesma internet ou problemas de softwares são de inteira responsabilidade do aluno, apesar do suporte oferecido pelos nossos técnicos.