Curso

Especialização em Terapia Comportamental
Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)

logo-fho

*Curso oferecido pelo ITCR-Campinas em parceria com a FHO – Fundação Hermínio Ometto (Uniararas).

Início: 05 de agosto de 2022

Presencial ou On-line

Coordenação geral: Prof. Hélio José Guilhardi - CRP 06/918

Informações:

Objetivo geral do Curso

O Curso tem como objetivo propiciar aos alunos condições para atenderem clientes em Psicoterapia Comportamental, sob uma perspectiva denominada Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). A TCR propõe essencialmente que tudo que interessa ao terapeuta – comportamentos e sentimentos – é determinado por contingências de reforçamento. O terapeuta comportamental se interessa sim pelos comportamentos e sentimentos do seu cliente, mas, de fato, lida com as contingências de reforçamento das quais tais comportamentos e sentimentos são função. O modelo de determinação de comportamentos adotado é o da seleção do comportamento pelas consequências que produz – modelo biológico inspirado em Darwin, completamente distinto de quaisquer outros modelos explicativos mecanicistas adotados na Psicologia. O aluno terá, como fundamentos para a atuação clínica, formação no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e na Ciência do Comportamento. O Behaviorismo Radical preparará o aluno para compreender a concepção de Ser Humano subjacente à proposta de trabalho clínico que desenvolvemos e o colocará em contato com um novo paradigma sobre a natureza do comportamento humano. A Ciência do Comportamento fornecerá dados comportamentais coletados através de rigorosa metodologia e procedimentos cientificamente testados para instrumentar o aluno a intervir no processo de desenvolvimento de seu cliente.

O Curso visa também a que os clientes se beneficiem com a intervenção dos psicoterapeutas, ou seja, alterem comportamentos e sentimentos indesejados, através de intervenções nas contingências às quais vêm respondendo, reduzindo as contingências coercitivas e substituindo-as por contingências reforçadoras positivas amenas.

O aluno deverá adquirir repertórios apropriados de comportamentos nas seguintes áreas e atividades:

1. relacionamento com o cliente;

2. identificação dos comportamentos-problema do cliente;

3. análise conceitual das contingências de reforçamento determinantes dos 
comportamentos-alvo;

4. seleção e aplicação de procedimentos psicoterapêuticos;

5. avaliação dos resultados da intervenção;

6. integração da atuação psicoterapêutica com o referencial teórico do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento;

7. descrição oral, na atividade de supervisão, dos comportamentos emitidos nas sessões pelo cliente e pelo próprio psicoterapeuta;

8. redação, no final do Curso de Especialização, de uma monografia, que consiste num relatório do estudo de caso clínico que conduziu durante o Curso.

Atividades do Curso

FORMAÇÃO CONCEITUAL

Estas atividades do curso são realizadas de forma remota: transmissão em tempo real, e acesso posterior disponível.

Os alunos assistem a aulas que os preparam conceitualmente. Tais aulas se agrupam em dois conjuntos ministrados quinzenalmente:

1. O primeiro tem o formato de módulos e ocorrem às sextas-feiras (quinzenalmente), das 19h às 22h em datas previamente fixadas, cada qual exposto por um professor-especialista, os quais abordam diferentes temas básicos e aplicados.

2. O segundo conjunto consiste numa sequência de aulas ministradas pelo professor Hélio José Guilhardi (CRP 06/918) sobre os processos psicoterapêuticos na prática clínica, visando a preparar especificamente o aluno para atuar como psicoterapeuta comportamental e ocorrem aos sábados (quinzenalmente), das 13h30 às 18h, e às sextas-feiras (semanalmente), das 13h às 15h. 

3. Os alunos completam sua formação conceitual fazendo um Curso, denominado Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), realizado na plataforma EAD para os alunos de ambas as modalidades, presencial e on-line.

FORMAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA

1. Atendimento psicoterapêutico

a. Alunos presenciais
Os alunos devem atender individualmente a pelo menos um cliente em sessões semanais, em seu consultório, ou em formato remoto. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

b. Alunos on-line

Os alunos on-line devem selecionar o cliente e atendê-lo em local de sua conveniência, em sua cidade, previamente aprovado, ou em formato remoto. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

2. Supervisão dos estudos de caso:

a. Alunos presenciais
Os alunos presenciais se reúnem quinzenalmente, durante duas horas, com um supervisor de caso clínico e seu assistente, em grupos de até três psicoterapeutas, para discutir os casos.

b. Alunos on-line

Os alunos on-line poderão realizar as atividades de supervisão em dupla ou individualmente, a depender a compatibilidade de horários entre alunos e supervisores.
Alunos e supervisor se reúnem quinzenalmente, durante uma hora (para supervisão individual) ou duas horas (para supervisões em dupla), em horários combinados de comum acordo, com seu supervisor, através de computador (via Skype, com áudio e vídeo). A fim de completar o total de horas de supervisão exigido para preencher a carga exigida para a Formação Psicoterapêutica, o aluno on-line deverá assistir a duas horas/aulas semanais, ministradas pelo professor Hélio Jose Guilhardi, às sextas feiras das 13h00 às 15h00. Estas aulas serão gravadas e poderão ser assistidas em horário da conveniência do aluno.

MONOGRAFIA

A monografia de conclusão do Curso é individual e consiste em um relato escrito do estudo de caso clínico conduzido pelo aluno durante o Curso de Especialização. A monografia será supervisionada diretamente, quanto à forma e quanto ao conteúdo, pelo seu supervisor, nos mesmos horários das supervisões, como atividade complementar a elas. O objetivo final da monografia será produzir um relato de estudo de caso, que atenda a critérios científicos para ser apresentado em Congresso e publicado em periódicos da área.

Ao final do curso, ocorrerá a apresentação da monografia (previamente orientada e redigida sob os cuidados do supervisor) para uma banca examinadora composta por dois terapeutas comportamentais, no formato de chamada de vídeo.

Organização do Curso

Participantes:
Programado para Psicólogos com graduação completa e para Psiquiatras.

Duração do programa:
O Curso se desenvolverá durante 40 semanas, a cada 15 dias (totalizando 2 anos de curso), com interrupções para férias em janeiro.

As aulas teóricas serão dadas quinzenalmente às 6as. feiras das 19h às 22h e aos sábados das 13h30 às 18h.

As supervisões serão dadas às 6as. feiras das 15h às 17h ou aos sábados, entre 8h e 12h, a ser definido com o supervisor e grupo.

Carga horária total de 620 horas, assim distribuídas:

TEÓRICAS

Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) = 40 horas-aula
Módulos conceituais (Princípios Avançados das Análises Experimental e Aplicada do Comportamento) = 160 horas-aula
Psicoterapia Comportamental Análise e Intervenção Psicoterapêutica no Modelo TCR – Terapia por Contingências de Reforçamento = 160 horas-aula
Total = 360 horas-aula

PRÁTICAS

Supervisão de atendimentos em Psicoterapia Comportamental = 160 horas-aula
Sessões ou atividades de orientações relacionadas ao atendimento, inclusive monografia = 80 horas-aula
Revisão final e preparação da apresentação da monografia para a banca examinadora = 20 horas-aula
Total = 260 horas

AVALIAÇÃO DO ALUNO

  • Avaliação do estágio é contínua. Serão avaliadas as apresentações do caso durante as atividades de supervisão; as transcrições de gravações; e desempenhos demonstrados nas gravações e relatórios dos atendimentos;

  • Avaliação contínua da redação da monografia feita pelo do supervisor;

  • Presença em pelo menos 80% de cada atividade;

  • Avaliação escrita do Curso de Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), na plataforma EAD;

  • Avaliação final da monografia, a qual permitirá avaliar também o domínio do aluno dos conceitos teóricos desenvolvidos durante o curso.

  • Apresentação (no último semestre) da monografia (previamente orientada e redigida sob os cuidados do supervisor) para uma banca examinadora composta por dois terapeutas comportamentais.

CERTIFICADO

Certificado de Especialista reconhecido pelo MEC.

Investimento

24 parcelas de R$ 895,00
Após matriculado, a FHO oferece o crédito estudantil Pag Fácil que permite ao aluno pagar o curso em até 48x sem juros. Consulte os valores na página de inscrição da FHO, clicando no link “Inscreva-se” disponível no início ou no final desta página.

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Calendário de aulas do 2º semestre de 2022

Coordenação

Prof. Me. Hélio José Guilhardi

CRP: 06/918

  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Formação profissional pela PUC – Campinas
  • Psicólogo Clínico atuando na área desde 1969;
  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), título obtido em 1975;
  • Formação Profissional pela PUCCamp,  Campinas, completada em 1969;
  • Professor colaborador do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 1998;
  • Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) por três mandatos (1994-1995, 2000-2001 e 2004-2005);
  • Professor convidado das Faculdades Salesianas de Vitória (ES), de 2001 a 2017;
  • Professor e coordenador do Curso de Especialização do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR);
  • Organizador dos volumes 7, 8, 9, 10, 15 e 16, do livro Sobre Comportamento e Cognição, editados pela ABPMC;
  • Organizador do livro Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental Práticas Clínicas, editado pela Editora Roca São Paulo;
  • Psicólogo clínico e diretor dos: Instituto Análise de Comportamento (IAC) e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR).

Relação dos Professores do Curso

Hélio José Guilhardi – professor, supervisor e coordenador do Curso
Alan Souza Aranha
Alice Maria de Carvalho Delitti
Bruno Angelo Strapasson
Camila Coelho Bernardini
Cíntia Guilhardi
Deisy das Graças de Souza
Denis Roberto Zamignani
Gabriel Graça de Oliveira
Giovana Munhoz da Rocha
Glauce Carolina Vieira dos Santos
Helder Lima Gusso
João Vicente Marçal
Júlio César Coelho de Rose
Lylian Pilz Penteado
Marcus Bentes de Carvalho Neto
Maria Cristina T. V. Teixeira
Maria Helena Hünziker
Maria Martha Hübner
Marília Zampieri Santos
Nancy Capretz
Paola Esposito M. Almeida
Rafaela M. Fontes Azevedo
Raquel Deperon
Renata Cristina Gomes
Roberto Alves Banaco
Sandro Iego da Silva Santos

Relação de Supervisores do Curso

Alice Frungillo Lima – supervisora (especialização)
Ana Carolina Guerios Felício – supervisora (especialização)
Ana Clotilde Coutinho – supervisora (especialização)
Ana Lúcia Gomes – supervisora (especialização)
Amanda Zanelato – supervisora (especialização)
Camila Zakia Coelho Bernardini – supervisora (especialização)
Cleberson Galdino – supervisor (especialização)
Denize Campos Ribeiro – supervisora (especialização)
Eduardo Vasconcelos – supervisor (especialização)
Eliana Leite Barros – supervisora (especialista)
Fernanda Loureiro – – supervisora (especialização)
Ingrid Piccollo Comparini – supervisora (mestrado)
Jaqueline Jango – supervisora (especialização)
Jéssica Miranda – supervisora (especialização)
Juliana Garrafoni – supervisora (especialização)
Jussara Pascualon Araújo supervisora (doutorado)
Larissa Zatti – supervisora (especialização)
Luciana Daud do Amaral – supervisora (especialização)
Luciana Pellizzaro Naine – supervisora (especialização)
Lylian Pilz Penteado – supervisora (especialização)
Maicon Danese – supervisor (especialização)
Maria Carolina Raffi Almeida –supervisora (especialização)
Maria Isabel A. Cavalcante Franco – supervisora (especialização)
Marília Sandin Barbosa (supervisora (especialização)
Marília Zampieri Santos – professora (mestrado)
Nancy Capretz – supervisora (doutorado)
Raquel Deperon – supervisora (especialização)
Renata Cristina Gomes – supervisora e professora (doutoranda)
Tatiana Lance Duarte – supervisora (mestrado)
Thaís Pilon –supervisora (mestrado)
Valéria Bertoldi Peres – supervisora (especialização)
Valéria Cristina Santos – supervisora (especialização)

Depoimentos

Matrículas

As matrículas da especialização foram encerradas devido as vagas terem sido esgotadas. Caso tenha interesse em entrar na Lista de Espera para a próxima turma, ou em caso de desistências, preencha o formulário clicando no link abaixo.

Comparativo entre os dois Cursos de Especialização:

Tecnologia mínima para assistir às aulas

1- Verifique a sua conexão de internet; previna-se reiniciando o modem e os roteadores;
2- Opte por usar a internet via cabo, existe um adaptador USB/Rede para evitar instabilidades que fazem com que o vídeo trave;
3- Utilize navegador Chrome;
4- Procure deixar limpos os cookies e caches do seu navegador;
5- Mantenha seu computador com os programas fechados antes da aula, para que não concorra com o processamento dos demais programas ao mesmo tempo;

OBS: a aula ao vivo demanda mais da sua internet do que o vídeo disponibilizado posteriormente. Quando há muitos aparelhos conectados no mesmo WIFI, pode ocorrer instabilidade e travamentos nos vídeos.

Seguem as configurações mínimas para garantir:

 MÍNIMORECOMENDADO
ProcessadorDual core 2GHzi3 / i5 / i7 3GHZ ou superior
Memória RAM4GB8GB
Internet (taxa real)25Mb50Mb ou superior
Sistema OperacionalWindows 8.1, Linux
ou MacOs
Windows 10, Linux
ou MacOs (última
versão)

Utilizar navegador Google Chrome.

Cabe destacar que esses requisitos não impedem sua matrícula em nossos cursos. O que pode ocorrer é você não ter a melhor experiência com o conteúdo produzido. O ITCR não se responsabiliza caso você encontre problemas técnicos. Além dos requisitos, vale lembrar que oscilações de internet, muitos equipamentos ligados à mesma internet ou problemas de softwares são de inteira responsabilidade do aluno, apesar do suporte oferecido pelos nossos técnicos.