CRP 06/4673J

Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento

Pós-Graduação Lato Sensu

ITCR Logo - Fundo transparente
Logo simples azul escuro

Especialização em Terapia Comportamental – Teoria e atuação clínica em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)

Início: 06 de março de 2026

Modalidade: On-line

Curso Teórico e Prático

Duração: 2 anos

Carga horária: 680 horas

Coordenação geral: Prof. Hélio José Guilhardi - CRP 06/918

O ITCR-Campinas e a Faculdade Sirius uniram forças na criação da Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Terapia Comportamental – Teoria e atuação clínica em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), com o propósito exclusivo de elevar as profissões do futuro, impactando ainda mais as carreiras.

A Faculdade Sirius é uma instituição credenciada com nota máxima (5) no MEC, focada em oferecer as formações mais relevantes para as profissões do futuro. Junto com os melhores experts e escolas, a Sirius lança programas de pós-graduação e MBA exclusivos, cuidadosamente alinhados às reais necessidades do mercado e às expectativas dos profissionais que buscam crescimento significativo em suas carreiras. Reconhecida pela Forbes como uma das 15 startups mais promissoras da América Latina e destacada por três anos consecutivos pela HolonIQ + QS University Rankings entre as 100 melhores edtechs do continente, a Sirius é referência em educação online premium, de alto impacto.

Objetivo geral do Curso

O Curso tem como objetivo propiciar aos alunos condições para atenderem clientes em Psicoterapia Comportamental, sob uma perspectiva denominada Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). A TCR propõe essencialmente que tudo que interessa ao psicoterapeuta – comportamentos e sentimentos – é determinado por contingências de reforçamento. O terapeuta comportamental se interessa sim pelos comportamentos e sentimentos do seu cliente, mas, de fato, lida com as contingências de reforçamento das quais tais comportamentos e sentimentos são função. O modelo de determinação de comportamentos adotado é o da seleção do comportamento pelas consequências que produz – modelo biológico inspirado em Darwin, completamente distinto de quaisquer outros modelos explicativos mecanicistas adotados na Psicologia. O aluno terá, como fundamentos para a atuação clínica, formação no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e na Ciência do Comportamento. O Behaviorismo Radical preparará o aluno para compreender a concepção de Ser Humano subjacente à proposta de trabalho clínico que desenvolvemos e o colocará em contato com um novo paradigma sobre a natureza do comportamento humano. A Ciência do Comportamento fornecerá dados comportamentais coletados através de rigorosa metodologia e procedimentos cientificamente testados para instrumentar o aluno a intervir no processo de desenvolvimento de seu cliente.

O Curso visa também a que os clientes se beneficiem com a intervenção dos psicoterapeutas, ou seja, alterem comportamentos e sentimentos indesejados, através de intervenções nas contingências às quais vêm respondendo, reduzindo as contingências coercitivas e substituindo-as por contingências reforçadoras positivas amenas.

O aluno deverá adquirir repertórios apropriados de comportamentos nas seguintes áreas e atividades:

1. relacionamento com o cliente;

2. identificação dos comportamentos-problema do cliente;

3. análise conceitual das contingências de reforçamento determinantes dos 
comportamentos-alvo;

4. seleção e aplicação de procedimentos psicoterapêuticos;

5. avaliação dos resultados da intervenção;

6. integração da atuação psicoterapêutica com o referencial teórico do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento;

7. descrição oral, na atividade de supervisão, dos comportamentos emitidos nas sessões pelo cliente e pelo próprio psicoterapeuta;

Atividades do Curso

FORMAÇÃO CONCEITUAL

Estas atividades do curso são realizadas de forma remota: transmissão em tempo real, e acesso posterior disponível.

Os alunos assistem a aulas que os preparam conceitualmente. Tais aulas se agrupam em dois conjuntos ministrados quinzenalmente:

1. O primeiro tem o formato de módulos e ocorrem às sextas-feiras (quinzenalmente), das 19h às 22h em datas previamente fixadas, cada qual exposto por um professor-especialista, os quais abordam diferentes temas básicos e aplicados.

2. O segundo conjunto consiste numa sequência de aulas ministradas pelo professor Hélio José Guilhardi (CRP 06/918) sobre os processos psicoterapêuticos na prática clínica, visando a preparar especificamente o aluno para atuar como psicoterapeuta comportamental, e ocorrem às sextas-feiras (semanalmente), das 13h às 15h, e aos sábados (quinzenalmente), das 13h30 às 18h.

Os alunos completam sua formação conceitual fazendo uma disciplina, denominada Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), realizado na plataforma EAD.

FORMAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA

Este módulo de atividades é realizado do segundo ao quarto semestre do curso.

1. Atendimento psicoterapêutico

Os alunos devem atender individualmente a pelo menos um cliente em sessões semanais, em seu consultório, ou em formato remoto. O cliente deverá concordar com a gravação de todas as sessões e ser informado de que o atendimento gravado faz parte do programa do Curso de Especialização.

O público-alvo dos atendimentos são clientes adultos.

2. Supervisão dos estudos de caso:

Supervisões on-line

Os alunos poderão realizar as atividades de supervisão on-line em dupla ou individualmente, a depender a compatibilidade de horários entre alunos e supervisores.
Alunos e supervisor se reúnem quinzenalmente, durante uma hora (para supervisão individual) ou duas horas (para supervisões em dupla), em horários combinados de comum acordo, com seu supervisor, através de computador (via Skype, com áudio e vídeo).

Público-alvo

Exclusivo para Psicólogos com graduação completa e para Psiquiatras.

Organização do Curso

Duração do programa:
O Curso tem duração total de 2 anos, e se desenvolverá por meio de atividades semanais e quinzenais, conforme cronograma, com interrupções para férias em janeiro e fevereiro.

As aulas teóricas serão dadas semanalmente, às 6as. feiras, das 13 às 15h, e quinzenalmente, às 6as. feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 13h30 às 18h.

As supervisões on-line serão realizadas em horário a ser definido entre supervisor e aluno.

Carga horária total de 680 horas, assim distribuídas:

TEÓRICAS

Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) = 120 horas-aula, divididas em 3 módulos de 40 horas
Princípios Avançados das Análises Experimental e Aplicada do Comportamento = 120 horas-aula, divididas em 4 módulos de 30 horas
Análise e Intervenção Psicoterapêutica no Modelo TCR – Terapia por Contingências de Reforçamento = 320 horas-aula, divididas em 4 módulos de 80 horas

Total = 560 horas-aula

PRÁTICAS

Supervisão de atendimentos em Psicoterapia Comportamental = 60 horas-aula divididas em 3 módulos de 20 horas
Atendimento psicoterapêutico individual e semanal de um cliente no modelo da TCR = 60 horas-aula divididas em 3 módulos de 20 horas

Total = 120 horas

AVALIAÇÃO DO ALUNO

  • A avaliação dos atendimentos e participação nas supervisões de atendimentos é contínua. Serão avaliadas as apresentações do caso durante as atividades de supervisão; as transcrições de gravações; e desempenhos demonstrados nas gravações e relatórios dos atendimentos;
  • Presença em pelo menos 75% de cada atividade;
  • Avaliação escrita do Curso de Conceitos Fundamentais da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), na plataforma EAD;

Certificado

Certificado de Especialista reconhecido pelo MEC.

A pós-graduação é certificada pela Faculdade Sirius, credenciada com nota 5 pelo MEC (Ministério da Educação).

Seu certificado de pós-graduação será emitido pela Faculdade Sirius, curso realizado em parceria com o ITCR-Campinas, garantindo o reconhecimento oficial da sua conquista.

Investimento

Taxa de matrícula: R$ 150,00

+ 24 parcelas de R$ 1.195,00

Formas de pagamento: Boleto, PIX, Cartão de crédito.

  • O pagamento da taxa de matrícula será no ato da inscrição.
  • O pagamento da primeira parcela, terá vencimento no mês de início das aulas.

Documentos necessários para matrícula

  • CPF, RG ou CNH;
  • Diploma de Graduação;
  • Histórico Escolar;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Imagem fotográfica (“selfie”);

Cronograma das atividades

Coordenação

Prof. Me. Hélio José Guilhardi

CRP: 06/918

  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Formação profissional pela PUC – Campinas
  • Psicólogo Clínico atuando na área desde 1969;
  • Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), título obtido em 1975;
  • Formação Profissional pela PUCCamp,  Campinas, completada em 1969;
  • Professor colaborador do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 1998;
  • Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) por três mandatos (1994-1995, 2000-2001 e 2004-2005);
  • Professor convidado das Faculdades Salesianas de Vitória (ES), de 2001 a 2017;
  • Professor e coordenador do Curso de Especialização do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR);
  • Organizador dos volumes 7, 8, 9, 10, 15 e 16, do livro Sobre Comportamento e Cognição, editados pela ABPMC;
  • Organizador do livro Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental Práticas Clínicas, editado pela Editora Roca São Paulo;
  • Psicólogo clínico e diretor dos: Instituto Análise de Comportamento (IAC) e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR).

Relação dos Professores do Curso

Hélio José Guilhardi – professor, supervisor e coordenador do Curso
Alan Souza Aranha
Camila Coelho Bernardini
Cíntia Guilhardi
Lylian Pilz Penteado
Marcus Bentes de Carvalho Neto
Maria Helena Hünziker
Marília Zampieri Santos
Nancy Capretz
Rafaela M. Fontes Azevedo
Renata Cristina Gomes

Relação de Supervisores do Curso

Alain Arnauld
Amanda Zanelato
Ana Karina Vargas Soares
Ayane Micaelle da Silva
Beatriz Morgantini
Bruno Martins
Camila Coelho Bernardini
Carla de Andrade Leite
Fernanda Loureiro
Gisele Rosa
Jaqueline Jango
Jessica Cristina Miranda
João Artur Tizzo
Luciana Daud
Lylian Pilz Penteado
Maicon Danese
Marcela Campos
Márcia Pitta Cataldo
Maria Carolina Almeida
Maria Isabel de Albuquerque Cavalcanti Franco
Nancy Capretz Batista da Silva
Raquel Deperon
Tatiana Lance

Depoimentos

Comparativo entre os dois Cursos de Especialização