CRP 06/4673J

Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento

X Congresso 2022 | Programação

Quinta-feira, 19 de maio de 2022

08h30 - Abertura

09h00 às 12h00 - Curso Matutino

Discussão de Caso Clínico em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Esta atividade tem por objetivo expor a relevância de discussão de casos clínicos entre profissionais que têm a mesma orientação conceitual e maneiras equivalentes de condução do processo psicoterapêutico. Argumenta-se que a discussão de caso vai além da supervisão e produz significativos ganhos para os clientes e profissionais envolvidos.

Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

Renata Gomes - ITCR - Jaguariúna-SP

Psicoterapeuta TCR, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, membra do CLiCS – Grupo de pesquisa em Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.

Raquel Deperon - Grupo TCR - Limeira-SP

Psicóloga, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas), Atua como Psicoterapeuta desde 2008. Supervisora Clínica do Curso de Especializaçãoem Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas). Coordena o Grupo TCR Limeira.

12h00 às 14h00 - Almoço

14h00 às 17h00 - Curso Vespertino

This is Us: Análise das histórias de contingências.

Análise dos personagens da série This is Us, baseada nos conceitos da TCR. Será discutido como a história de contingências de reforçamento influencia os comportamentos atuais dos personagens. Além disso, serão discutidos conceitos como sentimento de culpa, autoestima, autoconfiança, reforço livre e atenção social e socioafetiva.

Camila Bernardini - ITCR - Campinas-SP

Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.

Maria Carolina Almeida - ITCR - Campinas-SP

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora e Professora no ITCR Campinas.

Mediador: Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

Sexta-feira, 20 de maio de 2022

08h00 às 10h30

O que o psicoterapeuta faz fora da sessão de psicoterapia? Discussões sobre o procedimento de supervisão clínica em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

O desenvolvimento do repertório do psicoterapeuta começa desde muito cedo na sua formação: fazer leituras, aprender conceitos, adotar uma abordagem psicoterapêutica. Especificar etapas da formação do psicoterapeuta pode ser um elemento diferencial para que o profissional saiba o que é necessário fazer para aprender e manter-se aprendendo a ser terapeuta comportamental. Nesta atividade, serão discutidos procedimentos realizados em supervisão de atendimentos clínicos na abordagem da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), com o objetivo de sensibilizar o profissional para a necessidade de incluir atividades de supervisão em sua formação continuada.

Marília Zampieri - ITCR - Campinas-SP

Graduada em Psicologia pela UFSCar, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR-Campinas e Mestre em Psicologia pela UFSCar. Atua como psicoterapeuta e também como supervisora de psicoterapeutas e alunos do curso de especialização do ITCR – Campinas.

Algumas discriminações sobre a atuação do terapeuta em TCR – da formação ao atendimento clínico.

O desenvolvimento da análise do comportamento levou à sistematização de seu uso para o atendimento clínico, caracterizando a psicoterapia enquanto uma atuação sobre as contingências de reforçamento no processo de desenvolvimento do cliente. Assim, a formação em terapia por contingências de reforçamento subsidia o atendimento pautado em participação ativa do psicoterapeuta em interação recíproca com seu cliente.

Nancy Capretz - ITCR - Campinas-SP

Graduada em Psicologia (2004) com apoios Proex/PROGRAD/FAPESP, mestre (2007) e doutora (2011) com apoio CNPq/CAPES em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos com doutorado-sanduíche (CNPq) na RMIT-Melbourne/Austrália (2010). Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento e Supervisora no ITCR Campinas. Atua como psicoterapeuta comportamental (TCR), conteudista, revisora e professora.

10h30 às 11h00 - Intervalo

11h00 às 12h15 - Palestra

Teorias Comportamentais da Punição: Processos Básicos, Modelos de Escolha e Algumas Aplicações.

O fenômeno da punição é fundamental para a compreensão do comportamento humano. Entendê-lo é crítico para resolver uma significativa parte dos problemas sociais. Dentro da Análise do Comportamento há diferentes propostas teóricas, em grande medida antagônicas, coexistindo há décadas. A presente apresentação tem por objetivo: (1) descrever algumas das principais teorias comportamentais clássicas da punição, seus fundamentos experimentais e seus pressupostos conceituais; (2) descrever alguns modelos quantitativos modernos de escolha envolvendo a punição; (3) descrever e discutir algumas aplicações derivadas das teorias de escolha.

Marcus Bentes de Carvalho Neto - UFPA - Belém-PA

Concluiu o mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará em 1996 e o doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 2001. Na mesma instituição realizou um estágio de pós-doutoramento entre 2006 e 2007 (bolsista PDJ/CNPQ). É professor titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2). Atua na área da psicologia, com ênfase em analise do comportamento, em três linhas: (1) recombinação de repertório (com especial interesse no fenômeno do “insight” em animais não humanos); (2) controle aversivo (especialmente sobre os mecanismos comportamentais básicos envolvidos na punição); (3) questões históricas e conceituais em análise do comportamento.

Rafaela Meireles Fontes Azevedo - USP - São Paulo-SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2015). Doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2018), com estágio doutoral na Utah State University (2016/2017) como bolsista Capes/Fulbright. Doutora em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela Utah State University (2021). Trabalha com pesquisa básica e experimentação com animais não-humanos. Foco de pesquisa: modelos experimentais de recaída; modelos quantitativos de escolha; punição.

12h15 às 13h15 - Almoço

13h15 às 14h30 - Palestra

Funções verbais no processo psicoterapêutico.

O comportamento verbal é a principal via de acesso para as interações entre cliente e psicoterapeuta. Pode, por um lado, ser um instrumento revelador ou, por outro, fonte de equívocos e simulações. Conhecer as propriedades funcionais do comportamento verbal é a essência do sucesso psicoterapêutico. É essa prioridade que será analisada nesta exposição.

Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

14h30 às 14h45 - Intervalo

14h45 às 17h15

"Que caminhos trilhar em busca de qualidade de vida".

Será discutido o tema “Qualidade de Vida”, do ponto de vista da Análise do Comportamento, a partir de reflexões suscitadas pela extensa experiência profissional dos debatedores em escola e clínica.

Lylian Pilz Penteado - ITCR - Campinas-SP

Psicoterapeuta e Supervisora TCR Terapia por Contingências de Reforçamento. Especialista em Psicoterapia Comportamental (1980). Mestre em Psicologia Clínica PUCCamp (1986). Aposentada como Professora de Análise do Comportamento.

Erika Garcia Costa - ITCR - Campinas-SP

Psicóloga formada pela PUC Campinas, Especialista em Psicologia Escolar e Mestre em Psicologia pela PUC Campinas. Especialista em Neuropsicologia pela FCM/ Unicamp. Supervisora e Psicóloga Clínica no ITCR Campinas.

Mediador: Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

17h15 às 17h30 - Intervalo

17h30 às 18h45 - Palestra

Tecnologias educacionais para uma educação aberta de qualidade.

A garantia de acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e a oportunidade de acesso à educação ao longo da vida para todos são dois dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Criar oportunidades de acesso à educação envolve não apenas a ampliação da oferta de cursos regulares, mas a disponibilização de oportunidades formativas que não dependem de matrículas ou vestibulares. Nesse contexto, a oferta de cursos na modalidade online tem ganhado impulso. A Análise do Comportamento apresenta diferentes contribuições para promover Educação de Qualidade. Nesta atividade, serão examinadas contribuições de tecnologias educacionais analítico-comportamentais desenvolvidas para um mundo posdigital, com ênfase no modo como é buscado o equilíbrio entre escalabilidade, custo e qualidade das condições de ensino oferecidas.

Hélder Lima Gusso - UFSC - Florianópolis - SC

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2013) e mestre (2008) em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Coordenador da plataforma Operanda de Educação Online. Ex-Conselheiro e membro da comissão de acreditação em Análise do Comportamento da ABPMC (2017-2018).

Sábado, 21 de maio de 2022

08h00 às 10h30

Simulação de Caso Clínico.

A presente atividade pretende demonstrar a atuação do psicoterapeuta TCR em situação simulada que envolve encenação de comportamentos do cliente e do psicoterapeuta.

Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

Luciana Daud - ITCR - Campinas-SP

Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas em 1996, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.

Márcia Pitta Cataldo - ITCR - Campinas-SP

Psicóloga clínica especializada em Análise do Comportamento. Formação em TCR pelo ITCR-Campinas.

Lucas Gasparini - ITCR - Campinas-SP

Formado em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista em Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, no ITCR Campinas.

10h30 às 11h00 - Intervalo

11h00 às 12h15 - Palestra

Possibilidades de atuação do Analista de comportamento na Clínica das Violências.

A sociedade, a tempos, depara-se com a banalização da violência, podendo ela ser física, psicológica e sexual. Analistas de comportamento, embora possam não objetivar especializar-se no atendimento de vítimas ou perpetradores de violência, tem se deparado constantemente com a temática e seus graves efeitos no cotidiano clínico, além deles mesmos estarem inseridos nessa mesma sociedade que muitas vezes causa e/ou fomenta sofrimento. Esta fala objetiva provocar reflexões sobre a atuação do clínico analista de comportamento neste contexto.

Giovana Munhoz Rocha - UTP - Curitiba-PR

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde é orientadora no Mestrado de Psicologia Forense. Atua em clínica particular como analista de comportamento, Psicologia Clínica Forense, Perícia, Assistência Técnica e Assessoria. Seus interesses acadêmicos e científicos residem principalmente nos seguintes temas: comportamento antissocial, práticas parentais educativas, análise do comportamento, clínica forense, transtorno de personalidade antissocial, transtornos de conduta, avaliação forense e psicopatia. É presidente da Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC).

12h15 às 13h15 - Almoço

13h15 às 14h45 - Palestra

A importância da precisão conceitual na pesquisa e na clínica.

Essa palestra visa analisar a importância da precisão conceitual , tanto na pesquisa como na clínica, defendendo que confusão nos conceitos significa confusão na prática. Serão analisados alguns problemas decorrentes da imprecisão, ou da diversidade de significados atribuídos a um mesmo conceito, exemplificando essa problemática em estudos sobre desamparo aprendido, controle aversivo e variabilidade comportamental.

Maria Helena Hünziker - USP - São Paulo - SP

Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), Mestre, Doutora e Livre-Docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College – USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla – Espanha (1999). Foi docente na Clínica do Comportamento (Campinas), na Faculdade de Psicologia da PUC-São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Departamento de Farmacologia). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988, onde foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – área de concentração Psicologia Experimental (1994-1997) e Chefe do Departamento (2004-2008). Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Senior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP, onde coordena pesquisas teóricas e experimentais sobre Análise do Comportamento, com ênfase nos temas controle aversivo, variabilidade comportamental e neurociências.

14h45 às 15h00 - Intervalo

15h00 às 17h30 - Palestra

Vale a pena insistir na distinção entre comportamentos “sensoriais” e “sensíveis”.

A distinção entre as duas classes de comportamentos do título tem a ver com a aquisição e expansão de repertórios comportamentais das pessoas.

Hélio José Guilhardi - ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

17h30 - Encerramento