Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.
Psicóloga formada pela PUC Campinas, Especialista em Psicologia Escolar e Mestre em Psicologia pela PUC Campinas. Especialista em Neuropsicologia pela FCM/ Unicamp. Supervisora e Psicóloga Clínica no ITCR Campinas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde é orientadora no Mestrado de Psicologia Forense. Atua em clínica particular como analista de comportamento, Psicologia Clínica Forense, Perícia, Assistência Técnica e Assessoria. Seus interesses acadêmicos e científicos residem principalmente nos seguintes temas: comportamento antissocial, práticas parentais educativas, análise do comportamento, clínica forense, transtorno de personalidade antissocial, transtornos de conduta, avaliação forense e psicopatia. É presidente da Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC).
Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2013) e mestre (2008) em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Coordenador da plataforma Operanda de Educação Online. Ex-Conselheiro e membro da comissão de acreditação em Análise do Comportamento da ABPMC (2017-2018).
Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em três gestões: (1993/1994, 2000/2001, 2004/2005; Presidente dos Encontros Anuais de 1992, 1993, 1994, 2000,2001,2004 (Internacional com a ABA) e 2005; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).
Formado em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista em Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, no ITCR Campinas.
Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas em 1996, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.
Psicoterapeuta e Supervisora TCR Terapia por Contingências de Reforçamento. Especialista em Psicoterapia Comportamental (1980). Mestre em Psicologia Clínica PUCCamp (1986). Aposentada como Professora de Análise do Comportamento.
Psicóloga clínica especializada em Análise do Comportamento. Formação em TCR pelo ITCR-Campinas.
Concluiu o mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará em 1996 e o doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 2001. Na mesma instituição realizou um estágio de pós-doutoramento entre 2006 e 2007 (bolsista PDJ/CNPQ). É professor titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2). Atua na área da psicologia, com ênfase em analise do comportamento, em três linhas: (1) recombinação de repertório (com especial interesse no fenômeno do “insight” em animais não humanos); (2) controle aversivo (especialmente sobre os mecanismos comportamentais básicos envolvidos na punição); (3) questões históricas e conceituais em análise do comportamento.
Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora e Professora no ITCR Campinas.
Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), Mestre, Doutora e Livre-Docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College – USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla – Espanha (1999). Foi docente na Clínica do Comportamento (Campinas), na Faculdade de Psicologia da PUC-São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Departamento de Farmacologia). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988, onde foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – área de concentração Psicologia Experimental (1994-1997) e Chefe do Departamento (2004-2008). Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Senior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP, onde coordena pesquisas teóricas e experimentais sobre Análise do Comportamento, com ênfase nos temas controle aversivo, variabilidade comportamental e neurociências.
Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), concluiu mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982 e 1990, respectivamente. Atualmente é professora titular na Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005; coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012; foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Em 2014 foi eleita Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Atualmente coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por “International Dissemination of Behavior Analysis”, concedido pela ABAI , maior fórum científico mundial na área e em maio de 2022 receberá o prêmio por apresentação efetiva da Análise do Comportamento na grande mídia, da mesma Associação.
Graduada em Psicologia pela UFSCar, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR-Campinas e Mestre em Psicologia pela UFSCar. Atua como psicoterapeuta e também como supervisora de psicoterapeutas e alunos do curso de especialização do ITCR – Campinas.
Graduada em Psicologia (2004) com apoios Proex/PROGRAD/FAPESP, mestre (2007) e doutora (2011) com apoio CNPq/CAPES em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos com doutorado-sanduíche (CNPq) na RMIT-Melbourne/Austrália (2010). Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento e Supervisora no ITCR Campinas. Atua como psicoterapeuta comportamental (TCR), conteudista, revisora e professora.
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2015). Doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2018), com estágio doutoral na Utah State University (2016/2017) como bolsista Capes/Fulbright. Doutora em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela Utah State University (2021). Trabalha com pesquisa básica e experimentação com animais não-humanos. Foco de pesquisa: modelos experimentais de recaída; modelos quantitativos de escolha; punição.
Psicóloga, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas), Atua como Psicoterapeuta desde 2008. Supervisora Clínica do Curso de Especializaçãoem Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas). Coordena o Grupo TCR Limeira.
Psicoterapeuta TCR, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, membra do CLiCS – Grupo de pesquisa em Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.