X Congresso 2022 | Palestrantes

Camila Coelho Bernardini

ITCR - Campinas-SP

Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.

Érika Garcia Costa

ITCR - Campinas-SP

Psicóloga formada pela PUC Campinas, Especialista em Psicologia Escolar e Mestre em Psicologia pela PUC Campinas. Especialista em Neuropsicologia pela FCM/ Unicamp. Supervisora e Psicóloga Clínica no ITCR Campinas.

Giovana Munhoz Rocha

UTP - Curitiba-PR

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde é orientadora no Mestrado de Psicologia Forense. Atua em clínica particular como analista de comportamento, Psicologia Clínica Forense, Perícia, Assistência Técnica e Assessoria. Seus interesses acadêmicos e científicos residem principalmente nos seguintes temas: comportamento antissocial, práticas parentais educativas, análise do comportamento, clínica forense, transtorno de personalidade antissocial, transtornos de conduta, avaliação forense e psicopatia. É presidente da Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC).

Hélder Lima Gusso

UFSC - Florianópolis - SC

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2013) e mestre (2008) em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Coordenador da plataforma Operanda de Educação Online. Ex-Conselheiro e membro da comissão de acreditação em Análise do Comportamento da ABPMC (2017-2018).

Hélio José Guilhardi

ITCR - Campinas-SP

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975; Psicólogo Clínico  atuando na área de Terapia Comportamental desde 1969; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental em  três gestões: (1993/1994, 2000/2001, 2004/2005; Presidente dos Encontros Anuais de 1992, 1993, 1994, 2000,2001,2004 (Internacional com a ABA) e 2005; numerosos artigos e capítulos de livros publicados; organizador de vários livros; Diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR); Responsável pela sistematização, desenvolvimento e divulgação do modelo psicoterapia comportamental, denominado Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) (2003); Criador e coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – área de Terapia Comportamental desde (2005).

Lucas Gasparini

ITCR - Campinas-SP

Formado em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista em Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, no ITCR Campinas.

Luciana Daud

ITCR - Campinas-SP

Formada em psicologia pela Universidade Católica de Campinas em 1996, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora no ITCR Campinas.

Lylian Pilz Penteado

ITCR - Campinas-SP

Psicoterapeuta e Supervisora TCR Terapia por Contingências de Reforçamento. Especialista em Psicoterapia Comportamental (1980). Mestre em Psicologia Clínica PUCCamp (1986). Aposentada como Professora de Análise do Comportamento.

Márcia Pitta Cataldo

ITCR - Campinas-SP

Psicóloga clínica especializada em Análise do Comportamento. Formação em TCR pelo ITCR-Campinas.

Marcus Bentes de Carvalho Neto

UFPA - Belém-PA

Concluiu o mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará em 1996 e o doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 2001. Na mesma instituição realizou um estágio de pós-doutoramento entre 2006 e 2007 (bolsista PDJ/CNPQ). É professor titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2). Atua na área da psicologia, com ênfase em analise do comportamento, em três linhas: (1) recombinação de repertório (com especial interesse no fenômeno do “insight” em animais não humanos); (2) controle aversivo (especialmente sobre os mecanismos comportamentais básicos envolvidos na punição); (3) questões históricas e conceituais em análise do comportamento.

Maria Carolina Almeida

ITCR - Campinas-SP

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Supervisora e Professora no ITCR Campinas.

Maria Helena Hünziker

USP - São Paulo - SP

Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), Mestre, Doutora e Livre-Docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College – USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla – Espanha (1999). Foi docente na Clínica do Comportamento (Campinas), na Faculdade de Psicologia da PUC-São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Departamento de Farmacologia). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988, onde foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – área de concentração Psicologia Experimental (1994-1997) e Chefe do Departamento (2004-2008). Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Senior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP, onde coordena pesquisas teóricas e experimentais sobre Análise do Comportamento, com ênfase nos temas controle aversivo, variabilidade comportamental e neurociências.

Maria Martha Costa Hübner

USP - São Paulo - SP

Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), concluiu mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982 e 1990, respectivamente. Atualmente é professora titular na Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005; coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012; foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Em 2014 foi eleita Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Atualmente coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por “International Dissemination of Behavior Analysis”, concedido pela ABAI , maior fórum científico mundial na área e em maio de 2022 receberá o prêmio por apresentação efetiva da Análise do Comportamento na grande mídia, da mesma Associação.

Marília Zampieri

ITCR - Campinas-SP

Graduada em Psicologia pela UFSCar, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR-Campinas e Mestre em Psicologia pela UFSCar. Atua como psicoterapeuta e também como supervisora de psicoterapeutas e alunos do curso de especialização do ITCR – Campinas.

Nancy Capretz

ITCR - Campinas-SP

Graduada em Psicologia (2004) com apoios Proex/PROGRAD/FAPESP, mestre (2007) e doutora (2011) com apoio CNPq/CAPES em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos com doutorado-sanduíche (CNPq) na RMIT-Melbourne/Austrália (2010). Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento e Supervisora no ITCR Campinas. Atua como psicoterapeuta comportamental (TCR), conteudista, revisora e professora.

Rafaela Meireles Fontes Azevedo

USP - São Paulo-SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2015). Doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília – UnB (2018), com estágio doutoral na Utah State University (2016/2017) como bolsista Capes/Fulbright. Doutora em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela Utah State University (2021). Trabalha com pesquisa básica e experimentação com animais não-humanos. Foco de pesquisa: modelos experimentais de recaída; modelos quantitativos de escolha; punição.

Raquel Deperon

Grupo TCR - Limeira-SP

Psicóloga, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas), Atua como Psicoterapeuta desde 2008. Supervisora Clínica do Curso de Especializaçãoem Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR Campinas). Coordena o Grupo TCR Limeira.

Renata Gomes

ITCR - Jaguariúna-SP

Psicoterapeuta TCR, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, membra do CLiCS – Grupo de pesquisa em Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.