Atividade: Comunicação Oral (Pesquisa em Psicologia Clínica)
AVALIAÇÃO SOCIOMÉTRICA EM ESCOLARES E HIPÓTESES FUNCIONAIS DOS MOTIVOS PARA A REJEIÇÃO SOCIAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
MAYARA FIGUEIREDO NUNES
Márcia Melo Bertolla
Universidade de São Paulo - USP
O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar a rejeição social entre crianças e formular hipóteses funcionais sobre sua origem e manutenção. No total participaram 164 alunos, sendo 59 no estudo piloto e 105 no estudo final. Para verificar o status social dos participantes realizou-se a entrevista sociométrica, a qual solicitou a indicação de três crianças da turma que a criança entrevistada escolheria para brincar (nomeações positivas) e três crianças da turma que não escolheriam para brincar (nomeações negativas). Para cada nomeação, solicitou-se os motivos para tal escolha. A partir deste procedimento, identificou-se os alunos rejeitados pelos colegas e os motivos relatados para a rejeição. Os alunos com status social de rejeição foram observados no contexto escolar e os comportamentos-alvo de observação foram os relatados como justificativa pelos pares. Dos 105 alunos participantes do estudo final, 13,3% foram classificados como rejeitados pelos pares, destes 57,1% eram do sexo masculino. As justificativas mais citadas para rejeição dos colegas foram �agressividade� e �perturbação do ambiente. A partir destas justificativas, foram realizadas observações de tais comportamentos-alvo no contexto escolar favorecendo assim o levantamento de hipóteses funcionais da origem e manutenção da rejeição entre pares. Conclui-se a partir do presente estudo que déficits em habilidades de comunicação e resolução de conflitos, falta de empatia e excesso de agressividade na interação interpessoal são fatores preditores à rejeição entre pares. Os comportamentos observados em geral eram reforçados positivamente com a atenção pela professora e/ou pelos pares, e em outras situações reforçados negativamente com a retirada da situação aversiva (e.g. contato com os pares, execução da demanda). Os resultados obtidos no presente estudo vão de encontro ao exposto na literatura nacional e internacional a respeito da rejeição entre pares. Sugere-se que novos estudos envolvendo rejeição entre pares e avaliação funcional do comportamento sejam realizadas a fim de ampliar a produção de conhecimento e a visibilidade da rejeição entre pares, em âmbito nacional.
Palavras-chave: Rejeição Social; Avaliação Sociométrica; Análise do Comportamento.