Atividade: Painel
FUNÇÕES EXECUTIVAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
KARLA TOMAZ FARIA
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Deisy Ribas Emerich
Universidade de São Paulo
Luiz Renato Carreiro
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Transtorno do
Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
têm início no período do desenvolvimento infantil e se caracterizam por déficits
no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social e
acadêmico ou profissional na vida adulta. Esses transtornos têm fatores
etiológicos e características sobrepostas, mas ainda não está bem compreendido
em que medida isso se aplica a crianças em idade escolar. Prejuízos no
funcionamento executivo de crianças com ambos os transtornos têm sido relatados
em estudos anteriores. Posto isso, os objetivos desse estudo
foram identificar e comparar padrões comportamentais e indicadores de déficits
de funções executivas, como a flexibilidade cognitiva e a sustentação da atenção
entre dois grupos de crianças: um grupo com diagnóstico de TDAH e um grupo com
TEA sem rebaixamento intelectual. A amostra foi composta por 26 crianças com
idades entre seis e treze anos, sendo 12 com TDAH e 14 com TEA, pelos
respectivos 26 pais. O grupo de participantes com diagnóstico de TEA foi
composto por crianças que estudavam em escolas regulares da Rede Municipal de
Educação de Barueri e por crianças atendidas pelo Departamento de Fisioterapia,
Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. O grupo de
participantes com diagnóstico de TDAH foi composto por crianças atendidas pelo
grupo de atendimento à comunidade de crianças com queixas de desatenção e
hiperatividade que atende em fluxo contínuo crianças e adolescentes com esse
tipo de queixa. Para a coleta de dados, foi aplicado nos pais o Inventário de
Comportamentos para Crianças e Adolescentes entre seis e dezoito anos (CBCL/6-18)
e com as crianças foram utilizados o teste de Trilhas e o WISC-III ou RAVEN para
a avaliação de QI. A aplicação dos instrumentos foi realizada em sala privativa
com infraestrutura adequada e teve duração aproximada de uma hora. Os principais
resultados mostraram semelhanças entre os grupos nos padrões de funcionamento
cognitivo que foram testados e maiores comprometimentos comportamentais de tipo
agressivo e de violação de regras no grupo de crianças com TDAH se comparado com
o grupo com TEA. Já nas competências avaliadas pelo CBCL, como na escala de
competências para realização de atividades, os maiores déficits foram relatados
no grupo com TEA. Recomenda-se ações de intervenção que abranjam o ambiente
escolar e familiar.
Palavras-chave: Função executiva; Flexibilidade cognitiva; Transtorno do
Espectro Autista; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.