Atividade: Painel

FUNÇÕES EXECUTIVAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

KARLA TOMAZ FARIA

Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Deisy Ribas Emerich

Universidade de São Paulo

 

Luiz Renato Carreiro

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm início no período do desenvolvimento infantil e se caracterizam por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social e acadêmico ou profissional na vida adulta. Esses transtornos têm fatores etiológicos e características sobrepostas, mas ainda não está bem compreendido em que medida isso se aplica a crianças em idade escolar. Prejuízos no funcionamento executivo de crianças com ambos os transtornos têm sido relatados em estudos anteriores. Posto isso, os objetivos desse estudo
foram identificar e comparar padrões comportamentais e indicadores de déficits de funções executivas, como a flexibilidade cognitiva e a sustentação da atenção entre dois grupos de crianças: um grupo com diagnóstico de TDAH e um grupo com TEA sem rebaixamento intelectual. A amostra foi composta por 26 crianças com idades entre seis e treze anos, sendo 12 com TDAH e 14 com TEA, pelos respectivos 26 pais. O grupo de participantes com diagnóstico de TEA foi composto por crianças que estudavam em escolas regulares da Rede Municipal de Educação de Barueri e por crianças atendidas pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. O grupo de participantes com diagnóstico de TDAH foi composto por crianças atendidas pelo grupo de atendimento à comunidade de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade que atende em fluxo contínuo crianças e adolescentes com esse tipo de queixa. Para a coleta de dados, foi aplicado nos pais o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes entre seis e dezoito anos (CBCL/6-18) e com as crianças foram utilizados o teste de Trilhas e o WISC-III ou RAVEN para a avaliação de QI. A aplicação dos instrumentos foi realizada em sala privativa com infraestrutura adequada e teve duração aproximada de uma hora. Os principais resultados mostraram semelhanças entre os grupos nos padrões de funcionamento cognitivo que foram testados e maiores comprometimentos comportamentais de tipo agressivo e de violação de regras no grupo de crianças com TDAH se comparado com o grupo com TEA. Já nas competências avaliadas pelo CBCL, como na escala de competências para realização de atividades, os maiores déficits foram relatados no grupo com TEA. Recomenda-se ações de intervenção que abranjam o ambiente escolar e familiar.


Palavras-chave: Função executiva; Flexibilidade cognitiva; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.