Atividade: Palestra
PROBLEMA DA CRIANÇA OU CRIANÇA-PROBLEMA? DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS EM TERAPIA INFANTIL
CYNTHIA BORGES DE MOURA
UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu
De que maneira uma série de pequenas dificuldades comuns na infância, tais como timidez, ciúme ou medo do escuro, tornaram-se problemas de comportamento a serem tratados? Ou ainda tornam a criança alvo de rótulos que trazem ainda mais prejuízo para ela? Quais os efeitos do emprego da expressão “criança-problema”? E quais os benefícios de lidar com o problema e com a criança de formas separadas? Em 1973, Joseph Roucek escreveu o livro “A criança problema”, e em 1979, Carl Rogers publicou “O tratamento clínico da criança-problema”. Isso mostra que essa discussão não é nova, embora seja atual. Essa palestra discutirá a relação entre transtornos psicológicos e prejuízos ao funcionamento diário da criança. De que forma a literatura sobre desenvolvimento normal pode ajudar no diagnóstico do que foge ao padrão esperado para a idade e sexo, sem, no entanto, rotular a criança como “anormal”, “atípica” ou “doente”. E como identificar diferenças entre padrões de problemas que se assemelham, de forma a propor um tratamento também diferenciado, que maximize a relação custo-benefício para a criança e a família.