Atividade: Sessão coordenada

 

DISCUTINDO AS CONTROVÉRSIAS DO TDAH A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

 

MARCELA UMENO KOEKE

UniSALESIANO

 

Carolina Porto De Almeida

Faculdade de Jaguariúna; Universidade São Francisco

 

Atualmente o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um tema polêmico. Na literatura, são encontrados diferentes pontos de vista em relação ao TDAH, o que gera muitas controvérsias, desde sua etiologia até o tratamento. Na visão da Análise do Comportamento, não existem comportamentos psicopatológicos ou disfuncionais, pois todo comportamento apresenta uma função (isto é, são selecionados e mantidos por contingências de reforçamento (CR)). Para discutir esse tema tão polêmico, apresenta-se o caso de uma menina de 6 anos, que morava com a mãe e padrasto. Foi a mãe da criança quem procurou o atendimento psicoterapêutico com a queixa de que não sabia lidar com os comportamentos da filha diante das constantes reclamações da escola. A partir dos critérios do DSM-V (2013), o possível transtorno seria classificado como do tipo apresentação combinada, pois a criança apresentava sinais muito claros de hiperexcitação e de hiperagitação em seu comportamento motor e verbal, além de sinais de desatenção, como problemas na escrita (omissões de letras), esquecimentos de regras e instruções. As análises e as intervenções são discutidas, como, por exemplo, a utilização do Princípio de Premack, modelagem e modelação de repertórios sociais, realizadas com a criança e a mãe da mesma durante o processo psicoterapêutico.

 

Palavras–chave: TDAH; psicoterapia infantil; repertórios sociais.