Atividade: Sessão coordenada
INSTALAÇÃO DE CLASSES DE COMPORTAMENTOS DE CIÚMES NUMA RELAÇÃO AMOROSA: UM ESTUDO DE CASO EM TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)
ELIANA LEITE BASTOS
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento
Segundo Skinner (1974), a seleção por consequências suplementa o processo da seleção natural. Neste trabalho, o “ciúme” será apresentado à luz do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, como uma classe de respostas operantes e respondentes, sensíveis às leis do comportamento e, portanto, passíveis de serem modificadas. Classes de respostas de ciúme podem ocorrer em diversos contextos das relações humanas: entre irmãos, amigos, namorados, esposos, amantes. Este trabalho irá considerar o ciúme no contexto das relações românticas, mais precisamente o ciúme num estudo de caso. Bruna (24) namorava Alex (32) há dois anos e foi encaminhada para atendimento psicoterapêutico por indicação da psicoterapeuta do namorado. Durante a primeira sessão, verbalizações como “Não quero mais sofrer!”; “Amo demais, e sofro por conta do ciúme” eram frequentes, sinalizando contingências de reforçamento (CR) coercitivas em operação no relacionamento. Questões individuais relacionadas não só ao namoro e ao ciúme foram foco dos atendimentos. Foram analisadas tanto a história de CR passadas como as atuais que produziram e mantinham os comportamentos de Bruna. Fizeram parte dos atendimentos trocas de informações entre as psicoterapeutas, além de sessões com o namorado para dar orientações e descrever algumas das CR que operavam sobre Bruna, visando a colocá-lo sob controle das reais CR e não de autorregras, padrão comumente apresentado na relação. Ao longo do processo psicoterapêutico, Bruna passou a ficar sensível a outros reforçadores disponíveis e passou a se engajar em comportamentos potencialmente produtores de reforçadores positivos mesmo na ausência de Alex.
Palavras-chave: ciúmes; manejo clínico; Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).