Atividade: Sessão coordenada

 

ORIENTAÇÃO A PAIS DE CLIENTE ADOLESCENTE: FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA PSICOTERAPIA? ESTUDO DE CASO EM TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)

 

CONCEIÇÃO APARECIDA DOS SANTOS COVRE BATISTA

Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento

 

Ju (16) mora com os pais Afonso (50), bancário, e Marina (45), dona de casa e a irmã Julia (21). Cursa 2º ano do 2º grau em uma escola pública. Namora João (16) há um ano. Foi encaminhada para psicoterapia pelo tio (46) [irmão do pai], solteiro, aposentado, preocupado com alguns comportamentos apresentados pela sobrinha. A cliente relatou as seguintes queixas: “Eu me sinto sufocada. Quando estou de carro com qualquer pessoa e pego a pista me falta o ar, me sinto mal”... “Quando passeio com o João [namorado] à noite, tenho medo de ser assaltada”... “Outro dia, estava a caminho da minha casa e comecei  sentir falta de ar e sufoco”... “Demora... Tento respirar mais rápido para ver se consigo ar... até voltar ao normal”... No decorrer do processo terapêutico, as seguintes dificuldades foram observadas: expressar sentimentos de forma desejada aos membros da família e aos colegas da escola; iniciar e manter amizades; relacionar-se com tios e avós paternos; excesso funcional do comportamento de chorar; baixa autoestima; baixa autoconfiança; baixa emissão de comportamentos de responsabilidade; e baixa tolerância à frustração. Foram propostos os seguintes objetivos psicoterapêuticos: instalar repertório para ajudar a cliente expressar sentimentos de maneira desejada com a família e os colegas da escola; instalar e ampliar repertório de iniciar novas amizades e aprender a mantê-las; minimizar comportamento disfuncional de choro excessivo; aumentar déficit funcional de respostas da classe de comportamentos assertivos que produzam melhora na autoestima e na autoconfiança; aumentar a emissão de comportamentos de responsabilidade e ampliar repertório para lidar com situações de frustração; orientação aos pais com o objetivo de minimizar comportamentos disfuncionais emitidos pela cliente no ambiente familiar. Os resultados mostraram diminuição do choro excessivo; discreta melhora na forma de expressar os sentimentos aos membros da família; melhora no repertório para se relacionar com o namorado e com colegas da escola.

 

Palavras-chave: déficit de repertório social; orientação a pais; Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).