Atividade: Sessão coordenada
COMPORTAMENTO AGRESSIVO E DESAFIADOR EM AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)
CARLOS ALBERTO FURIATTO ESTEVES
Núcleo de Terapia por Contingências de Reforçamento de Curitiba
Duda (06) cursava o segundo ano do ensino fundamental em escola municipal, era filho de pais separados; sua mãe, Márcia (32), era doméstica e cursou até a 5ª série do primeiro grau; o pai Eugênio (42) era professor de dança, tinha curso superior incompleto; o cliente tinha um irmão consanguíneo, Tomaz (09), que estava cursando a 5ª série do primeiro grau em escola municipal. Duda morava na casa da sua avó Joana, junto com seus tios Frederico, Márcio, Carmen e Carla, além de seu irmão e sua mãe. Na época da psicoterapia, seu pai morava com sua quarta esposa em outro bairro da cidade. A tia Carla (30), em conjunto com a mãe, Márcia (32), eram as principais cuidadoras de Duda, mas conforme relatos delas e do próprio Duda, todos os adultos da casa exerciam algum tipo de controle sobre os comportamentos do cliente. O psicoterapeuta foi procurado pelos pais por solicitação da escola, visto que o filho apresentava problemas de comportamento no ambiente escolar. Duda agrediu o mesmo colega de classe várias vezes e, em reunião com o pai, a professora e a pedagoga reclamaram do comportamento agressivo e opositor de Duda. Os pais informaram que uma das queixas era que, quando a professora enviava recados através da agenda, sobre os comportamentos do aluno, Duda dizia que não iria entregar. Houve, também, uma reclamação formal da mãe de uma aluna, na qual constava que Duda havia dito à menina que ela era “gostosa”, e a mesma formalizou a queixa junto à direção da escola. Em visita realizada pelo psicoterapeuta à escola, o mesmo foi informado que Duda agrediu fisicamente a monitora no intervalo do recreio, quando a mesma tentou contê-lo. Em seu primeiro atendimento, Duda confirmou a queixa apresentada pelo pai, afirmando que “Na escola eu não apanhava, eu batia.” (SIC), e descreveu como ocorreu o episódio que desencadeou a queixa em relação ao colega de classe: “Eu bato nele, daí se ele fizer novamente [provocação] eu falo: ‘se fizer novamente eu vou começar a bater em você todos os dias’” (SIC).
Palavras-chave: ambiente escolar; comportamento agressivo; comportamento desafiador.