Atividade: Palestra
INTERVENÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NAS QUEIXAS DE DESATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MANEJO EM SALA DE AULA E USO DE ATIVIDADES LÚDICAS
LUIZ RENATO RODRIGUES CARREIRO
Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
Universidade Presbiteriana Mackenzie
A neuropsicologia infantil tem por objetivo identificar alterações do desenvolvimento cognitivo e comportamental por meio de testes neuropsicológicos e escalas que avaliem esse desenvolvimento. Tais resultados refletem ganhos no decorrer do desenvolvimento. A reabilitação cognitiva é, portanto, um componente da reabilitação neuropsicológica (RN), que por sua vez, deve abarcar ainda a psicoterapia, o trabalho com familiares com os pacientes integrando os campos da neuropsicologia clínica, análise comportamental, treinamento cognitivo. Estudos que envolvem RN, têm contribuído para o desenvolvimento de funções que mostram prejuízos no seu curso evolutivo, como é o caso de sua aplicação no Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nesse caso, o uso do termo “Reabilitação” pode tornar-se inadequado, uma vez que não se vai “restabelecer uma habilidade perdida”, mas auxiliar a crianças a desenvolver uma habilidade para torna-la mais eficaz. Essas intervenções podem ocorrer em contexto de atendimento individual ou grupal, entretanto, no contexto de sala de aula obtém-se um ambiente mais ecológico, próximo do manejo necessário no dia-a-dia onde as contingências são reais. Trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos no PPG em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie têm estabelecido procedimentos de intervenção para auxiliar no desenvolvimento de habilidades atencionais e autocontrole (controle inibitório e flexibilidade cognitiva, chamados em conjunto de Funções Executivas - FE) em crianças com queixas de desatenção e hiperatividade. Um desses trabalhos desenvolveu, implementou e avaliou indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica com atividades lúdicas para treino dessas habilidades. Outro trabalho desenvolveu e implementou um guia de manejo comportamental em contexto de sala de aula, aplicado pelo professor, para reduzir comportamentos característicos do TDAH, como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Atualmente um projeto aprovado e que está em fase de implementação tem por objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção em FE sobre o desempenho cognitivo, habilidades acadêmicas e controle comportamental em sala de aula. Tal programa, chamo de PIAFEx, constitui-se como um conjunto de atividades cujo objetivo é estimular as FE, promovendo seu desenvolvimento e, consequentemente, maior autorregulação. As atividades do programa proporcionam o engajamento das FE em uma série de situações e contextos, proporcionando um espaço para que a criança possa praticá-las e, deste modo, possa aprender a utilizar tais habilidades na organização de seu comportamento, no planejamento de tarefas e na resolução de problemas do dia-a-dia. As evidências dos efeitos de cada um desses programas serão apresentados no decorrer da palestra.