Atividade: Painel (Outra: revisão de literatura)

 


DEFICIÊNCIA MENTAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: PROCEDIMENTOS PARA DIMINUIÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

 

THAIS YAZAWA
Silvia Aparecida Fornazari
Universidade Estadual de Londrina

 

Os conhecimentos acadêmicos produzidos e publicados podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A Análise Aplicada do Comportamento, que produz estudos com objetivo de intervenção comportamental, é uma área que pode contribuir para a diminuição da emissão de comportamentos-problema de pessoas que apresentam deficiência mental. O objetivo do presente trabalho foi conhecer os procedimentos utilizados segundo o referencial da Análise do Comportamento para diminuição de comportamentos-problema em pessoas com deficiência mental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sistemática no Portal da Capes, BvSalud, PubMed e PsycInfo utilizando as palavras-chave: “Análise do Comportamento” e “deficiência mental”, “applied behavior analysis” e “developmental disabilities”. Foram recuperados nove artigos em língua inglesa sobre procedimentos e comparações entre procedimentos, com participantes (crianças, adolescentes e adultos, com idades entre 7 e 40 anos) com deficiência mental ou déficit intelectual. Os comportamento-problemas encontrados foram: autoagressão, comportamento destrutivo, agressão. Os tratamentos e procedimentos utilizados foram variados, como ordens indiretas e reforço não contingente como tratamento para comportamentos-problema, sendo utilizadas as frases de ordens indiretas e um contínuo reforçamento não-contingente de atenção e itens preferidos. Foi avaliado em um estudo, uma versão mais recente de um programa de um conjunto de interruptores usado para promover respostas adaptadas de movimentos de pés e cabeça de uma criança com deficiência mental múltipla. Avaliaram a eficiência da escolha-forçada, comparando múltiplas técnicas de apresentação. Os efeitos da atribuição da escolha da atividade ou a atribuição compulsória e seus efeitos no rendimento de trabalho em três adultos com deficiência profunda ou severa também foram mensurados. Os artigos foram comparados com a literatura existente e todos tiveram sucesso na diminuição dos comportamentos-problema, usando diversos procedimentos como Differential Reinforcement of Alternative Behavior (DRA), Differential Reinforcement of Other Behavior (DRO), Noncontingent Reinforcement (NCR), avaliação de estímulos preferido, tratamento precoce em ABA (Applied Behavior Analysis), esquemas de reforçamento de reforço negativo. Os resultados mostram que a Análise do Comportamento tem muito a oferecer para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

 

Palavras-chave: Análise do Comportamento; deficiência mental; procedimentos de intervenção; comportamentos-problema.