Atividade: Painel (Outra classe: Translacional)

 ENSINO POR EXCLUSÃO DA RELAÇÃO NOME-FACE EM IDOSOS COM E SEM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER

MARIANA DUCATTI
Andréia Schmidt       
Universidade de São Paulo

O responder por exclusão é um desempenho emergente, demonstrado quando um estímulo modelo indefinido é relacionado, sem ensino prévio, a um estímulo de comparação também indefinido. Procedimentos de ensino baseados neste desempenho procuram garantir a aprendizagem de discriminações condicionais sem erro para diversas populações, entretanto, não há estudos sobre a eficácia desse tipo de ensino para idosos. Este trabalho avaliou se idosos com e sem Demência de Alzheimer (DA) demonstram desempenho por exclusão e aprendem relações condicionais por esse tipo de procedimento. Participaram dez idosos institucionalizados, com idade entre 74 e 91 anos. Cinco idosos (quatro mulheres e um homem) que não apresentavam comprometimento cognitivo formaram o Grupo Controle (GC) e cinco idosas diagnosticadas com DA compuseram o Grupo Experimental (GE). Os conjuntos de estímulos utilizados foram auditivos (sons referentes a nomes de pessoas – conjunto A) e visuais (fotos de pessoas – conjunto B). Cada conjunto foi composto de quatro estímulos. Os estímulos utilizados para o GC foram escolhidos pela pesquisadora e os estímulos do GE foram fotos e nomes das funcionárias da instituição onde as idosas residiam, selecionados a partir de avaliação sobre se as idosas do GE, de fato, não sabiam o nome de tais pessoas. Os estímulos auditivos, assim como as consequências para acertos e erros, foram apresentados pela pesquisadora e os estímulos visuais foram apresentados por um computador. O procedimento de ensino de AB foi por exclusão: inicialmente, foi feito o ensino A1B1 (o modelo e um único estímulo de comparação); ao longo dos blocos de ensino, as demais relações foram gradualmente inseridas, com o cuidado de que um novo par era introduzido apenas após a aprendizagem dos pares anteriores, de forma que as relações já aprendidas servissem de contraste para as novas. Todos os idosos do GC apresentaram desempenho por exclusão e aprenderam todas as relações AB. Apenas duas idosas do GE acertaram todas as tentativas de exclusão (a primeira tentativa da nova relação inserida). Uma idosa do GE errou a tentativa de exclusão quando havia dois estímulos de comparação disponíveis e duas idosas erraram quando havia quatro estímulos de comparação disponíveis. Somente uma idosa do GE aprendeu as relações AB. Os resultados sugerem que idosos com e sem DA demonstram desempenho por exclusão, o que comprova a robustez deste fenômeno, mas que idosos com demência apresentam dificuldades em apresentar esse desempenho, possivelmente em função de dificuldades de rastreamento dos estímulos de comparação presentes na tarefa.

Palavras-chave: Responder por exclusão; idosos; Demência de Alzheimer.