Atividade: Painel (Pesquisa experimental básica)

EFEITO DO TREINO COM UM SOFTWARE SOBRE O COMPORTAMENTO DE IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS CLÍNICOS EM ALUNOS INEXPERIENTES

FERNANDA BORGES BESSA
Diogo Antônio Bloes Chagas
Universidade Federal de São João del Rei

A qualidade da interação psicoterapêutica é importante para a obtenção de bons resultados na psicoterapia e muitos autores têm focado o comportamento do psicoterapeuta como variável crítica para obter a melhora do cliente. Quais habilidades são fundamentais ao psicoterapeuta e como ensiná-las é de especial interesse para supervisores de estágios clínicos profissionalizantes. Em função disso, foi desenvolvido um sistema multidimensional de categorização de comportamentos na interação psicoterapêutica e um treino sistemático (software) para ensinar a categorizar comportamentos do psicoterapeuta e do cliente. Entretanto, ainda não foi verificado se este treino favorece desempenhos discriminados em alunos inexperientes. O objetivo deste trabalho foi verificar se o treino sistemático para observadores por meio do software pode ser uma ferramenta útil para treinar alunos inexperientes a identificar os seguintes comportamentos do psicoterapeuta: Solicitação de Relato (SREL); Facilitação (FAC); Empatia (EMP); Informação (INF); Solicitação de Reflexão (SREF); Recomendação (REC); Interpretação (INT); Aprovação (APR) e Reprovação (REP). –Participaram do estudo quatorze alunos do curso de Psicologia da UFSJ, dos quais 11 foram submetidos ao treino, e 3 atuaram como juízes. –Na linha de base (pré-treino), cada participante teve 120 minutos para categorizar os comportamentos do psicoterapeuta em uma sessão transcrita, tendo como referência apenas os nomes impressos das nove categorias. Os participantes realizaram individualmente o treino sistemático por meio do software e tiveram até quatro semanas para terminar o treino. –Na fase de teste (pós-treino), os participantes categorizaram os comportamentos do psicoterapeuta em trechos de duas sessões transcritas. Os juízes categorizaram sessões transcritas até atingirem índice de concordância de pelo menos 80% para as três duplas, e, posteriormente, categorizaram as sessões transcritas utilizadas na linha de base e no teste. O treino foi eficiente para instalar comportamentos discriminativos somente para as categorias FAC e EMP. Os critérios para definir certas categorias, assim como variáveis no procedimento de treino (software), podem estar relacionados ao resultado ineficiente do treino para as demais categorias. Pesquisas serão necessárias para identificar com mais precisão essas variáveis.

Palavras-chave: Treino; Terapia Analítico Comportamental; comportamento do psicoterapeuta.