Atividade: Painel (Pesquisa experimental aplicada)

 

TREINO PARENTAL DE COMPORTAMENTO MORAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE

 

CAROLINE DREHMER PILATTI
UNIDAVI – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Giovana Del Prette Lopes
Willian Perez
Núcleo Paradigma

 

 

A família constitui o primeiro e mais importante contexto interpessoal para o desenvolvimento humano e as relações familiares têm uma profunda influência sobre a saúde mental das crianças. Os pais atuam como agentes da socialização dos filhos e utilizam diversas estratégias e técnicas para orientar seus comportamentos: as práticas educativas parentais. Apesar da importância das relações familiares, os pais geralmente não recebem nenhuma preparação, além da própria experiência como pais, aprendendo essencialmente por meio de ensaio e erro. Por conta disso, o surgimento de problemas comportamentais e emocionais em crianças e adolescentes tem motivado o desenvolvimento de intervenções dirigidas aos pais, tais como o Treinamento de Pais. Quando os pais apresentam dificuldades em definir e manter as regras e rotina, acolher os sentimentos dos filhos e manter o próprio autocontrole, um dos possíveis problemas comportamentais infantis é o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), compreendido, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V (APA, 2014), por um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante, de índole negativa e com duração de, pelo menos, seis meses. Os critérios diagnósticos incluem os seguintes comportamentos: perder a paciência; discutir com adultos; desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer às solicitações ou regras dos adultos; deliberadamente fazer coisas que aborrecem outras pessoas e culpar outros por seus próprios erros ou mau comportamento; ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros; mostrar-se enraivecido ou ressentido ou ser rancoroso ou vingativo. Já o comportamento moral é uma prática educativa em que os pais transmitem aos filhos valores como honestidade, generosidade, justiça, compaixão, empatia. O certo é discriminado do errado por meio de modelos positivos e a relação é mediada com afeto. Assim, os pais constituem modelos e por meio de seus comportamentos eles transmitem tais valores e promovem o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais. O treino de comportamento moral pode ser entendido como uma prática parental e o objetivo deste estudo é avaliar se um treino de comportamento moral pode reduzir os comportamentos característicos do TOD. O treino ocorrerá em uma clínica particular de Rio do Sul-SC, será composto de 12 sessões e participarão três casais com filhos de sete a dez anos. As medidas de desfecho serão os resultados no pré-treino, pós-treino e follow-up do Inventário de Estilos Parentais (Gomide, 2006), da Escala Swan Rating Scale (Swanson, 2006) e a categorização das gravações das tarefas de casa com as crianças.

 

Palavras-chave: treino parental; comportamento moral; Transtorno de Oposição Desafiante.