Atividade: Painel (Estudo de caso clínico)

 

DESAFIOS DA PRÁTICA DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO

 

ANA CAROLINA SPINELLO CONSUL

Carlos Vinícius Dias de Almeida

Universidade Metodista de São Paulo

 

O transtorno do espectro autista vem sendo amplamente discutido e investigado por meio da ciência moderna. Sabe-se pouco, ainda, sobre as origens do transtorno. Porém, muito vem sendo feito em termos de tratamento. A Análise do Comportamento tem contribuído consideravelmente em relação a formas de intervenção que auxiliam o indivíduo com o espectro, a desenvolver habilidades, como o (re)estabelecimento de contato social, aspecto de extrema necessidade para o desenvolvimento humano, sendo este um ser sociável. Neste contexto, o presente estudo objetiva descrever a atuação do acompanhante terapêutico, embasado pela análise do comportamento aplicada, em caso de criança autista e o estabelecimento do laço social. Trata-se de acompanhamentos realizados em escola e locais de convívio social, perspectivando assim elucidar sobre como é realizado os procedimentos de intervenção no transtorno do espectro autista. Todavia, faz-se interessante que maiores relatos de experiência, imbuídos na ciência aplicada da análise do comportamento, possam vir a ser publicados, para que forneçam conhecimento de atuação para futuros acompanhantes terapêuticos, de forma a propor tratamentos interventivos que proporcionem ao autista, maior qualidade de vida, no sentido de auxiliá-lo a desenvolver habilidades tanto requeridas em atividades diárias, e também ampliar o repertório social; e como fator consequente contribuir para a expansão de técnicas que podem ser utilizadas pelo acompanhante terapêutico na intervenção no espectro do autismo, tais como treino por tentativa discreta e/ou treino incidental.

 

Palavras-chave: Autismo; acompanhamento terapêutico; Análise do Comportamento.