Atividade: Comunicação Oral (Pesquisa experimental básica)

 

EMERGÊNCIA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTENÇAS EM ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS: COMPARANDO DOIS PROCEDIMENTOS DE ENSINO

 

TAYNAN MARQUES BANDEIRA  
Grauben José Alves de Assis          
Universidade Federal do Pará

 

Estudos têm utilizado o procedimento “emparelhamento de acordo com o modelo por resposta construída” (CRMTS) para o ensino de leitura e escrita de palavras. Neste procedimento, a resposta é construída por meio da seleção dos componentes individuais apresentados como estímulos-comparação condicionalmente ao estímulo-modelo. Pode ser realizada simultaneamente à presença do estímulo-modelo (simultaneous constructed response matching to sample ou SCRMTS) ou após sua remoção (delayed constructed response matching to sample ou DCRMTS). Entretanto, quando uma criança aprende as palavras isoladamente, não significa que saberá usá-las corretamente na construção de sentenças, por isso novos estudos têm investigado as variáveis relevantes no estabelecimento do repertório sintático. O presente estudo comparou diretamente a eficácia dos treinos por SCRMTS e DCRMTS na produção e leitura de sentenças, bem como a manutenção do repertório após 20 dias. Participaram sete crianças com desenvolvimento típico e um repertório mínimo de soletração de letras, sílabas e leitura de algumas palavras. A coleta dos dados foi realizada através do software PROLER, que apresentava os estímulos e registrava as respostas dos participantes. Com um delineamento intra-sujeito de tratamento alternado, todos os participantes foram submetidos aos dois procedimentos de ensino, diante de dois conjuntos com diferentes sentenças. Cada conjunto continha dezesseis sentenças, sendo seis de ensino e dez de testes (recombinadas), que eram formadas a partir da recombinação das palavras utilizadas nas sentenças de ensino. No pré-teste 1, nenhum dos participantes respondeu textualmente ou construiu corretamente as sentenças. No pré-teste 2, apenas um participante acertou o comportamento textual de, no máximo, 73% das palavras do estudo. Assim, cada participante foi submetido a um planejamento específico para o ensino das palavras em que tiveram erros, de modo que a exposição às sentenças foi feita após o alcance de 100% nos testes de comportamento textual e leitura com compreensão de cada palavra. No ensino das 12 sentenças com os dois procedimentos, todos os participantes alcançaram os critérios de acertos com o mínimo de erros. Os resultados da fase de testes demonstrou que todos aprenderam a construir as sentenças e mantiveram o repertório diante dos dois procedimentos, bem como emitiram um comportamento textual e de leitura com compreensão diante das sentenças de ensino e recombinadas. Em geral, os dois procedimentos podem ser utilizados para o ensino e manutenção do repertório sintático, embora o treino DCRMTS tenha se mostrado mais eficaz. Discutem-se algumas variáveis importantes na utilização destes procedimentos, sugerindo direções para estudos futuros.

 

Palavras-chave: resposta construída; modelo simultâneo e com atraso; produção e leitura de sentenças.