Atividade: Comunicação oral (Outra classe: relato de experiência)

 

O ANALISTA DO COMPORTAMENTO NA PSICOLOGIA DA SAÚDE: O QUE PODEMOS FAZER E UM EXEMPLO DO QUE FAZEMOS NO MESTRADO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (UEL)

 

TAÍS DA COSTA CALHEIROS
Márcia Cristina Caserta Gon
Universidade Estadual de Londrina

 

A atuação do psicólogo no contexto da saúde recebe críticas em relação à falta de sistematização do trabalho, principalmente quanto ao respaldo científico das intervenções. Diante da demanda na área da saúde de inserção de práticas baseadas em evidências e tendo em vista que a Análise do Comportamento corresponde a uma ciência natural possivelmente compatível com tal rigor metodológico, a presente comunicação objetiva 1- apresentar o campo de atuação do analista do comportamento nessa área e 2- relatar o que vem sendo produzido no grupo de trabalho vinculado ao Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A apresentação geral do tema está organizada de acordo com os seguintes tópicos: definição de Análise do Comportamento e Psicologia da Saúde; atuação do psicólogo na área da saúde; Análise do Comportamento e Saúde; grupo de trabalho; linhas de pesquisa; número de orientações; e o projeto de pesquisa da primeira autora. O objetivo desse projeto de pesquisa é analisar a produção científica analítico-comportamental em Psicologia da Saúde conduzida nos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Psicologia no Brasil. Para tanto, um levantamento bibliográfico foi conduzido em quatro bases de dados: BDTD (IBICT), Index Psi Teses (BVS Psicologia Brasil), LILACS e Banco de Teses da CAPES. A partir dessa última base, foram identificados aqueles programas que poderiam conter linhas de pesquisa com temáticas relacionadas à Análise do Comportamento Aplicada ao contexto da saúde. Os programas stricto sensu selecionados para coleta foram: Análise do Comportamento, Psicologia da Saúde, Ciências do Comportamento e Teoria e Pesquisa do Comportamento. A dissertação ou tese recuperada deveria ter sido produzida no período de 2004 a 2014. Foram excluídos resumos: repetidos, incompletos, de outras áreas da Saúde, de estudos de casos clínicos, de trabalhos teórico-conceituais e atrelados à psicopatologia. Uma Ficha Cadastral da Produção Científica será elaborada a fim de viabilizar o estabelecimento de critérios para a coleta, tabulação e análise dos dados. A análise quantitativa será feita por meio de método estatístico a ser definido. Os dados bibliográficos, analíticos e de conteúdo serão analisados. Foram encontradas 265 produções e 14 recuperadas: uma correspondia à especialidade de Infectologia, uma à Ortopedia e Traumatologia, uma à Gastroenterologia, uma à Cardiologia, duas à Cancerologia, três à Dermatologia e cinco à Endocrinologia. A análise crítica de pesquisas empíricas da Análise do Comportamento Aplicada, destacando-se o método empregado e resultados, pode favorecer a atuação baseada em evidências na saúde.

 

Palavras-chave: Psicologia da Saúde; Medicina do Comportamento; pesquisa comportamental; projetos de pesquisa; bibliometria.