Atividade: Comunicação Oral (Outra classe: Análise bibliográfica)
DIVERGÊNCIAS NO CONCEITO DE PUNIÇÃO EM REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO BRASIL
OTÁVIO BELTRAMELLO
Gabriel Vieira Candido
Universidade do Oeste Paulista
O estudo da punição e seus efeitos são temas que aparecem com frequência entre discussões de Analistas do Comportamento, visto que não há concordância quanto a sua conceituação e quanto ao seu uso. A presente pesquisa analisou e discutiu diferentes posicionamentos teóricos sobre a conceituação e a aplicabilidade da punição, por meio de uma investigação bibliográfica em textos utilizados para o ensino deste conceito, em disciplinas de Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical em cursos de graduação em Psicologia no Brasil. Fazendo um levantamento quali-quantitativo de publicações e categorizando os autores que pesquisam punição de acordo com a visão que defendem (definindo-a de forma procedimental ou funcional) em relação ao que é proposto na literatura da área. Os resultados permitem inferir que o ensino conceitual tem contribuído para que a punição seja um dos temas mais polêmicos da Análise do Comportamento, seja no campo teórico ou no aplicado. Observou-se que a definição procedimental de punição abria uma linha de investigação específica que buscava compreender, cientificamente, os diversos efeitos que esta estimulação gerava; enquanto que, na linha funcional, as pesquisas enfocavam os estímulos e condições necessárias para que o procedimento fosse efetivo no enfraquecimento, em geral, durador, da resposta punida. Quanto ao conceito de punição, este apareceu com definições e parâmetros diversos: Ora destacando o papel de estímulos; ora destacando o papel de respostas. Por vezes com um enfoque em um processo que produz alterações ambientais que decrescem o responder; ou como um processo que não pressupunha quaisquer efeitos. Uma saída para estas questões está na necessidade de expor ambas as linhas procedimental e funcional durante a definição, de modo a expor as principais divergências entre as duas concepções, as principais pesquisas desenvolvidas e o caminho científico e tecnológico que propiciam. Deve-se incitar a comunidade de analistas do comportamento a produzir conhecimento no campo da punição, tanto a partir da concepção procedimental quanto da funcional, de modo a possibilitar o avanço conceitual, filosófico, tecnológico e cientifico da Ciência do Comportamento.
Palavras-chave: Punição; análise bibliográfica; divergência conceitual.