Atividade: Comunicação oral (Estudo de caso clínico)
DEIXAS PARA UM BOM PAPO - ESTUDO DE CASO EM TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)
JANAÍNA DA CUNHA PRESOTTO
Marília Zampieri
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento
Maria (38), mãe de Fábio (15), procurou a psicoterapia para o filho, pois se queixava dos comportamentos indesejados que o adolescente apresentava em casa e na escola, tais como: (a) transgressão de regras sociais: mentir, sair escondido de casa, não cumprir as regras, suspeita de furtos e outros atos infracionais; b) dificuldade de interação social: Fábio era insensível às consequências dos seus comportamentos sobre o outro. Durante as sessões, na interação com a psicoterapeuta, foi possível observar alguns comportamentos que fizeram parte da queixa da mãe, dentre os quais se destacaram dois: a) omitir informações da psicoterapeuta (excesso de comportamentos de fuga-esquiva indesejados), respondendo pouco às perguntas de investigação e esquivando-se de fazer relatos detalhados; b) Atrasar-se para chegar às sessões (baixo controle por regras). Para evocar e desenvolver relatos do cliente, foram utilizados procedimentos de apresentação de deixas ambientais (apresentação de materiais sobre atividades que o cliente realizava em seu cotidiano), apresentação de outros SDs para evocar temas reforçadores para o cliente, com maior probabilidade de participação do cliente na interação. Para desenvolver os comportamentos de responsabilidade com os horários, foram utilizados dois procedimentos: acesso a atividades reforçadoras no final da sessão contingentes a pontualidade e fading out de lembretes da psicoterapeuta sobre o dia e horário da sessão. Fábio também apresentou comportamentos desejados: cuidar da tia com necessidades especiais, cooperar em atividades domésticas, realizar atividades artísticas (tocar violão, escrever e atuar em peças de teatro, compor raps), exercer breves trabalhos remunerados, fazer cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos, consertar eletrodomésticos. Ao longo das 14 sessões realizadas, observou-se que Fábio passou a apresentar relatos mais completos e variados sob controle das deixas apresentadas pela psicoterapeuta e, provavelmente, fortalecidos pelas consequências disponibilizadas. Quanto aos procedimentos para desenvolver responsabilidade, não foi possível esclarecer o efeito sobre o comportamento do cliente, já que, provavelmente, a mãe também apresentava SDs para levar o filho a comparecer às sessões.
Palavras-chave: transgressão de regras sociais; adesão à terapia; fading out; adolescente; Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).