Atividade: Comunicação Oral (Pesquisa experimental aplicada)

 

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DOS PROCEDIMENTOS ESTÓRIA SOCIAL, ESTÓRIA SOCIAL MAIS REFORÇAMENTO DIFERENCIAL E REFORÇAMENTO DIFERENCIAL NA PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SOCIAIS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN MATRICULADAS NO ENSINO REGULAR

 

ISABELA DAMASCENO CAMPOS JARDIM
Pontifícia Universidade Católica da São Paulo

 

Estudos sobre comportamentos sociais com crianças com síndrome de Down matriculadas em escolas regulares não tem sido frequentes na área da Análise do Comportamento. Estória Social é uma estratégia com características bem definidas que é usada para descrever respostas que seriam consideradas adequadas para um determinado contexto social e que assim poderiam produzir mudanças no comportamento das pessoas. O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de diferentes intervenções (Estória Social; Reforçamento Diferencial; e Reforçamento Diferencial pareado com a Estória Social) para promover comportamentos socialmente adequados ao contexto escolar em crianças com síndrome de Down matriculadas na rede regular de ensino. Participou deste estudo uma criança do sexo feminino com idade de 9 anos e 5 meses, diagnosticada com síndrome de Down, que cursava o 2º ano do Ensino Fundamental I. A seleção das respostas-alvo socialmente adequadas ao contexto escolar foi estabelecida em conjunto com a professora de classe. A resposta-alvo da participante, selecionada para desenvolver a intervenção, era alimentar-se adequadamente sem tocar nos colegas de modo a deslocá-los, no período do almoço. Uma Estória Social foi escrita para a participante, considerando-se a resposta-alvo selecionada. O delineamento utilizado foi o de tratamento múltiplo ABCD. Após uma fase de linha de base (A), iniciou o procedimento pela condição experimental: Estória Social (B); Reforçamento Diferencial pareado com Estória Social (C); e Reforçamento Diferencial (D). O procedimento completo foi composto por 22 sessões. Os resultados indicaram que a participante apresentou melhores resultados, ou seja, maior ocorrência de comportamentos socialmente adequados, na condição experimental Reforçamento Diferencial pareado com Estória social do que nas condições experimentais Estória Social e Reforçamento Diferencial usadas como uma única intervenção. Estes dados são relevantes para se analisar o impacto de diferentes estratégias comportamentais que contribuem para a inclusão social de crianças com síndrome de Down no ensino regular.

 

Palavras-chave: Estória social; reforçamento diferencial; síndrome de Down;  comportamento social; inclusão.