Atividade: Comunicação Oral (Pesquisa experimental básica)

 

PRODUZIR PARA O GRUPO SOCIAL OU PARA SI? UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE METACONTINGÊNCIA

 

HOLGA CRISTINA DA ROCHA GOMES
Emmanuel Zagury Tourinho
Universidade Federal do Pará

 

Uma característica frequente nas sociedades modernas tem sido descrita como a demanda por autocontrole ético, que consiste em comportar-se de modos favoráveis ao grupo quando esse comportamento concorre com a produção de consequências favoráveis ao indivíduo. Estudos recentes sobre seleção de práticas culturais têm avaliado tal fenômeno e têm demonstrado a possibilidade de selecionar e manter respostas de autocontrole ético em arranjos de metacontingências e de macrocontingências. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da progressão da magnitude da consequência sobre o indivíduo concorrente com a consequência cultural sobre a recorrência de um entrelaçamento previamente selecionado por consequências culturais em um arranjo de metacontingências. Estudantes universitários com idade entre 18 a 47 anos compuseram duas microculturas de laboratório, as quais foram expostas a um delineamento ABACDC, sendo que nas condições A e B havia concorrência entre metacontingências e contingências operantes, e nas condições C e D tal concorrência foi suspensa. A variável crítica manipulada, no entanto, foi a progressão da magnitude da consequência individual paras as respostas impulsivas (que beneficiam o indivíduo) nas condições B e D. Cada microcultura foi composta por três participantes, sendo que os participantes mais antigos eram substituídos por novos participantes ao longo do estudo. Os resultados indicaram seleção de práticas culturais de autocontrole ético por consequências culturais de natureza distinta da consequência individual, tanto nas condições sem concorrência, quanto nas condições com concorrência, mesmo quando nestas condições ocorreu progressão da magnitude da consequência individual para as respostas impulsivas.

 

Palavras-chave: Metacontingência; análise comportamental da cultura; autocontrole ético; esquemas concorrentes.