Atividade: Comunicação oral (Estudo de caso clínico)

 

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE UM CASO CLÍNICO DE RESISTÊNCIA A MUDANÇA

 

FRANCISCO DE JESUS NEVES

PSYCOMPORT – Clínica de Psicologia e Análise do Comportamento

 

A explicação da resistência a mudança encontra-se na história de vida do cliente, no repertório de comportamento que adquiriu em função dessa história e nas contingências de reforçamento (CR) atuais, que, apesar de diferentes das CR passadas, em alguns aspectos, mantêm semelhanças que tendem a manter o mesmo padrão comportamental. Com base nessa afirmação, o presente estudo analisou a história de CR passadas e atuais na vida da cliente, Suely (nome fictício), 43 anos, separada, Assistente Social, filha mais velha do primeiro casamento do seu pai. Morava com um filho de 14 anos, com quem mantinha uma relação conflituosa. Trabalhava como Coordenadora de Recursos Humanos numa Universidade Particular de Salvador, onde vivia insatisfeita com os maus-tratos do chefe e com a função que ocupava. Quase não tinha amigos, e os poucos que tinha viviam histórias semelhantes a sua. Buscou a terapia alegando viver uma relação conflitante com um homem casado que ameaçava pôr fim a relação se as cobranças por parte dela persistissem. Analisado as CR, identificou-se as CR  mantenedoras da resistência a mudança considerando que, o repertório da cliente não era o produto, a síntese de uma única condição de CR, e sim processo contínuo. O estudo, ainda, discutiu aspectos éticos que devem ser considerados pelo Terapeuta Analítico - Comportamental no manejo clínico com clientes resistentes a mudança. Pode-se concluir, então, que a cliente apresentava em seu repertório alta sensibilidade à frustração, provável em pessoas com história de contingência de reforçamento positivo muito frequente.

 

Palavras-chave: Resistência à mudança; contingências de reforçamento; contracontrole.