Atividade: Comunicação Oral (Estudo de caso clínico)

 

DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA CONVIVENDO EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: ESTUDO DE CASO SOB O ENFOQUE DA TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)

 

ELAINE CAMPAGNOL
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento

 

O cliente identificado como Wellington estava com nove anos de idade, estudava em uma escola pública do interior de São Paulo, no 4º ano do Ensino Fundamental. Residia em um Acolhimento Institucional desde Novembro de 2006, por motivo de negligência, situação de risco e pais alcoólatras. Wellington tinha uma irmã, Susi (14), que residia em outro Acolhimento Institucional (apenas para meninas), e um irmão, Lucas (16), que residia com o pai. O pai do cliente, José (47), estava com câncer e visitava os filhos no abrigo. A mãe Maria, havia falecido em janeiro de 2010. Wellington era acompanhado por uma médica psiquiatra desde maio/2009, que o diagnosticou com Transtorno de Conduta e Leve Síndrome do Alcoolismo Fetal. O cliente apresentava algumas dificuldades como não conseguir relatar situações descrevendo a sequência em que os eventos ocorriam, pois não estabelecia a relação entre antecedentes, respostas e consequências. Ele apresentava déficits no repertório de leitura e compreensão de textos, esquivava-se de relatar eventos que ocorriam com ele ou relatava distorcendo os fatos, tinha repertório verbal empobrecido para nomeação de sentimento, não recorria aos adultos para resolver seus problemas, não conversava com ninguém sobre suas dificuldades e não apresentava respostas eficientes para se esquivar de ou contracontrolar situações aversivas. Apresentava baixa tolerância à frustração e excesso de comportamentos agressivos, assim como, dificuldade para se relacionar com os pares. Após aplicação dos procedimentos psicoterapêuticos, baseados na Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), o cliente ficou mais sob controle das contingências, conseguiu estabelecer relações funcionais entre os eventos e descrever diferentes situações na sequência em que ocorriam. O cliente passou a relatar sobre situações em que seu comportamento não foi adequado sem se esquivar ou distorcer o relato verbal. O cliente apresentou uma ampliação do repertório verbal, mesmo sem estímulos que estabelecessem tão claramente uma ocasião para emissão de uma resposta. Também passou a se expressar melhor, nomear seus sentimentos e de outras pessoas o que melhorou seu relacionamento com os pares

 

Palavras-chave: Psicoterapia comportamental; Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR); atendimento infantil; situação de risco.