Atividade: Comunicação Oral (Estudo de caso clínico)

 

MOSTRANDO O MUNDO COMO ELE É: ESTUDO DE CASO CLÍNICO EM TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)

 

DANIEL FEITOSA DOS SANTOS
Andréa Tápias Ferreira Costa
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR

 

William (14), natural de uma cidade do nordeste do Brasil, cursava o sétimo ano do Ensino Fundamental, morava com o pai Kleber (32) e a madrasta Angélica (30) quando começou o processo psicoterapêutico em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). As queixas relatadas por seu pai e sua madrasta referiram-se: à  “negligência” de William com os estudos; não cumprir as regras dadas por seus responsáveis; “mentir”; e recorrer aos seus avós paternos quando queria algo que seu pai e sua madrasta não poderiam ou se recusavam a fazer para ele. Analisando a história de Contingências de Reforçamento (CR) do cliente, o psicoterapeuta identificou a existência de duas principais agências de controle: a) a família, por laços consanguíneos que, de forma contingente a seus comportamentos ou não, apresentava-lhe estímulos reforçadores exigindo pouco ou nada dele; e b) a madrasta, que apresentava regras e demandas para o cliente. O controle exercido por essas agências tão distintas poderia explicar dificuldades do cliente, tais como: 1) padrão sensorial de comportamento; 2) dificuldade para seguir regras; 3) déficit de  comportamentos considerados de responsabilidade e 4) excesso de  respostas de fuga-esquiva diante de situações em que eram apresentadas cobranças. Alguns dos principais objetivos psicoterapêuticos selecionados foram: (a) levar William a discriminar CR em operação na sua vida; (b) apresentar mais comportamentos sob governo de regras sociais; (c) instalar repertório acadêmico; (d) enfraquecer a emissão de respostas de fuga-esquiva e (e) instalar repertório de sensibilidade ao outro. Para tanto, alguns dos procedimentos adotados foram: (a) descrever CR em operação na vida do cliente; (b) utilizar metáforas com função de autoclíticos; (c) emitir respostas com possível função de reforço positivo às respostas desejadas do cliente; (d) apresentar e descrever regras sociais. Os resultados incluíram: aumento da emissão de resposta sob governo de regras; melhor identificação de relações entre suas respostas e as consequências que se sucediam; o início de uma interação intrafamiliar mais amena  e melhora no desempenho acadêmico.

 

Palavras-chave: Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR); comportamento sensorial; agências de controle; comportamento governado por regras.