Início  |  II Congresso 2013

 

   Programação 2013

 


 

(clique para ampliar)

 

(clique para ampliar)

 

 

 


 

Atividades por Sessões

 

Como fazer?

O terapeuta atende ao vivo um “cliente”, simulando uma sessão de terapia. O cliente é outro terapeuta, que encenará recortes de atendimentos reais que realizou com um cliente seu. O terapeuta faz pausas e interrupções no atendimento e apresenta para a platéia quais foram os determinantes de suas intervenções e falas. O objetivo é explicitar quais foram os aspectos dos comportamentos do cliente e os conceitos comportamentais que controlaram os comportamentos terapêuticos. As ações do terapeuta não são intuitivas. São conceitualmente consistentes e conscientes. É, como qualquer comportamento, fruto de contingências de reforçamento presentes na sessão, que precisam ser conhecidas.

Duração: 50 min.

 

Atendimento clínico simulado sob a perspectiva da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)

Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas
 

 

 

Debatendo Controvérsias!
Dois expositores apresentam análises a respeito de temas atuais controvertidos. Poderão expor diferentes pontos de vista ou análises complementares sobre o tema.
Duração 50min.

 

Ansiedade, a condição humana.

Dr. Isaías Pessotti - FMUSP

 

Certificação do Analista de Comportamento: chegou o momento?

Maria Martha Hubner - USP

Vera Regina Otero – Clínica ORTEC

 

Classificações diagnósticas em saúde mental - é possível uma compatibilidade
teórico-prática com o behaviorismo radical?

Dr. Isaías Pessoti - FMUSP
Dr. Bruno Vieira Diniz - ITCR

 

Terceira onda: o que deixa de lado das descobertas da Análise Experimental do Comportamento e do Behaviorismo Radical?

Silvio Paulo Botomé - UFSC

Luc Vandenberghe – PUC-Goiás

 

 

Vamos aprender!

Serão ministrados Cursos sobre diferentes temas, ilustrados com exemplos da vida cotidiana e da prática clínica. Ensinar conceitos sim, mas associados à realidade funcional.

Duração: 2 horas.

 

(Comporta)mentalizando a mente: consciência, inconsciente e sonhos.

Alexandre Dietrich - UFPR

 

Classes verbais funcionais de Skinner.

Maria Martha Hübner – USP


Identificação de sinais de autismo em bebês: pesquisas recentes na área.

Cíntia Guilhardi - Grupo Gradual e Paula Suzana Gioia - PUC-SP


Identificando resultados no processo terapêutico.

Roberto Alves Banaco – Núcleo Paradigma/PUC-SP e Denis Zamignani - Núcleo Paradigma


Comportamentos Sensoriais e Comportamentos Sensíveis: desenvolvimento de repertório na criança no modelo de Terapia por Contingências de Reforçamento.

Patrícia Piazzon Queitoz - IAAC


O processo terapêutico segundo TCR.

Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas


Terapia de Casal: o processo terapêutico dos conflitos a dois.

Alice Maria de Carvalho Delitti - CeAC/PUC-SP e Pricila Derdyk - CeAC/AMBAN

 

 

Vamos pensar juntos?

Processos terapêuticos complexos podem suscitar diferentes ângulos de análise e de intervenções. Dois terapeutas exporão seus pontos de vista e suas experiências na discussão de temas propostos.
Duração: 50 min.

 

Relação terapeuta e Cliente: processo espontâneo ou interação produzida?
Luc Vandenberghe – PUC-Goiás
Regina Wielenska – IPqHCFMUSP e HU-USP

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: um fenômeno neurocomportamental.
Maria Cristina Triguero V. Teixeira - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Bruno Vieira Diniz - ITCR-Campinas

Terapia com crianças: quando os pais não acolhem orientações.
Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas
Patrícia Piazzon Queiroz - IAAC


O fim de um (des)amor: rumos da terapia.

Vera Regina Otero – Clínica ORTEC
Regina Wielenska – IPqHCFMUSP e HU-USP

 

 

Posso orientá-lo?

O terapeuta – em geral em início de atividade – ou aluno em estágio clínico apresenta para seu supervisor dados das sessões da terapia que vem conduzindo. A atividade tem por objetivo apresentar o processo de tomada de decisão do supervisor, a relação que ele faz entre os dados provindos do terapeuta e o referencial conceitual adotado, o qual alicerça as orientações propostas, e os cuidados que deve ter para modelar, ampliar e manter os comportamentos terapêuticos do seu supervisionado. O objetivo do supervisor não é apenas a transformação do cliente; do terapeuta também!

Duração: 50 min.

 

Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas

Renata Cristina Gomes - ITCR-Campinas
Thais Saglietti Meira Barros - ITCR-Campinas
 

 

Era difícil...

Atividade essencialmente conceitual em que o professor exporá conceitos avançados do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, tais como: autoconhecimento, liberdade, conceito de Homem, controle coercitivo, seleção do comportamento pelas consequências, pensamento, comportamento encoberto, comportamento verbal etc., bem como, a evoluçao da prática clínica. O objetivo é torná-los claros e compreensíveis.

Duração: 50 min.

 

"Comportamento  operante" e "Contingência de reforçamento": dois pontos de mutação na história de desenvolvimento da Psicologia que ainda não foram processados como comportamentos dos analistas de comportamento.

Silvio Paulo Botomé - UFSC


Como identificar as consequências funcionalmente relevantes na seleção do comportamento.

Hélder Lima Gusso - Universidade Positivo - Curitiba


Conceituação comportamental do sonho.

Luc Vandenberghe – PUC-Goiás


Contingências e Metacontingências: indivíduo e sociedade na análise do comportamento.

Marcelo Benvenutti – USP


Contingências entrelaçadas na clínica.

Roberto Alves Banaco – Núcleo Paradigma/PUC-SP


Manejo terapêutico da Fobia Social.

Maria de Jesus Dutra dos Reis – UFSCar


O processo comportamental na formação de conceitos.

Júlio de Rose – UFSCar


"Os perigos (e as oportunidades) do comportamento governado por regras".

Alexandre Dittrich - UFPR


Relações de equivalência para o ensino.

Deisy das Graças de Souza – UFSCar


Sentimentos: perspectivas, possibilidades e exigências para análises e sínteses comportamentais.

Olga Mitsue Kubo - UFSC


Sobre a morte e o morrer: contribuições comportamentais.

Cloves Amorim - PUC-PR


Transtorno Bipolar: diagnóstico e tratamento.

Dra. Giulietta A. Cucchiaro - ITCR-Campinas – Consultório particular
 

 

 

Reveja os Princípios...

Atividade na qual o expositor apresentará a definição de um princípio básico do comportamento e ilustrará sua ocorrência na clínica ou em episódios do cotidiano, através de vídeo ou atividade simulada ao vivo. Não basta definir os princípios. É necessário identificar sua ocorrência e aprender a usá-los.

Duração: 50 min.

 

Análise comportamental de conflitos interpessoais: dilema entre escolhas egoístas e comuns.

Pedro Boldini Faleiros – UniAraras/ UNIMEP


Componentes respondentes e operantes na dependência de drogas.

Marcelo Benvenutti – USP


Fading in e Fading out no controle do comportamento humano.

Hélder Lima Gusso - Universidade Positivo - Curitiba

 

 

Como fiz...

Terapeuta apresenta o processo terapêutico de um caso clínico que atendeu, com ênfase no procedimento terapêutico utilizado; no raciocínio clínico que empregou; na relação entre os eventos comportamentais com os quais lidou e os conceitos da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical; e, finalmente, nos dados de pesquisa da Análise Experimental e Aplicada do Comportamento que fundamentam as ações terapêuticas. A atuação do terapeuta deve produzir resultados relevantes (ser suficiente para o cliente, familiares, escola etc.) e ser consciente. O objetivo desta atividade é ensinar a fazer e porque foi feito assim.

Duração: 50 min.

 

A dona da verdade: ela só tem certezas... Estudo de caso em TCR com uma mãe governada por regras, religião e homofobia.

Vitor Pedro Calixto dos Santos - ITCR-Campinas


Abismos entre gerações: avó, mãe e filha. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Janaína W. Ugolini de Morais Ribeiro Sampaio - ITCR-Campinas


Alteração da queixa de bulimia: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Ariela Santana Cardoso - ITCR-Campinas

 

Ameaça de suicídio com desfecho de manipulação: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Tatiana Lance Duarte - ITCR-Campinas


Análise e intervenção nos transtornos de ansiedade sob a perspectiva da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Priscila Ribeiro Manzoli - ITCR-Campinas

 

Análise funcional de uma primeira sessão em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Carlos Alberto Furiatto Esteves - NTCRCuritiba - ITCR-Campinas

 

Aplicações da análise do comportamento no manejo de sinais de desatenção e hiperatividade no contexto educacional: Um estudo de caso.

Marcos Vinícius de Araújo, Alex Moreira Carvalho, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Universidade Mackenzie


As funções de um ambiente familiar não acolhedor para a filha adolescente: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas

 

Aspectos favorecedores e desfavorecedores de um treinamento de pais para promoção de comportamentos de estudos em crianças.

Danila Secolim Coser - ITCR-Campinas

 

Atendimento ao agressor sexual infantíl: da análise a intervenção. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento.

Annie C. Wielewicki Bueno - Instituto Innove – ITCR-Campinas


Como lidar com pacientes e momentos difíceis - a perspectiva de um médico.

Dr. Francisco Lotufo Neto - IPq-HCUSP


Comportamentos agressivos e assertivos: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Camila Negreiros Comodo - ITCR-Campinas

 

Construindo um "ansioso" - falhas na discriminação das contingências de reforçamento e sua relação com a produção de medos de um adolescente: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Eliana Leite Bastos- ITCR – Campinas - FAC3


Controle coercitivo exercido pelo pai e as drásticas consequências para o desenvolvimento do repertório comportamental do filho: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Sandra Sachs Husein - ITCR-Campinas


Controle da dor: sentimentos de solidão e auto-estimulação. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Valéria Cristina Santos Menzzano - ITCR-Campinas


Depressão com risco de suicídio: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Kellin Lotrario Hogata - ITCR-Campinas

 

Depressão como produto de história de contingências em contexto coercitivo: estudo de caso sob o enfoque da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Isadora Peresi Ferrari - ITCR-Campinas


Desafios ao terapeuta: regras, violência e desistência - estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Isabela Zaine - UFSCar

 

Desenvolvimento de Sensibilidade ao Cônjuge e de Repertório Autônomo a partir da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Thais Cazati Faleiros - ITCR-Campinas

 

Dificuldades para manter e criar vínculos: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Caroline Meneghin Mansur - ITCR-Campinas


Esperança, determinação, superação: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Maria Isabel de Albuquerque Cavalcanti Franco - ITCR-Campinas

 

Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) com crianças pequenas: como alterar seu ambiente e instalar novos repertórios.

Iara Araujo Miorim - ITCR-Campinas

 

Implicacões comportamentais de um acidente de trabalho numa cliente com longa história de opressão: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Conceição Aparecida dos Santos Covre Batista - ITCR-Campinas

 

Influências do ambiente coercitivo na produção de comportamentos de fuga-esquiva, contracontrole e agressividade: uma análise de caso clínico.

Raquel Martins Sartori - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga


Liberdade em um único tom: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Michele Cassiano da Silva - ITCR-Campinas


Limites da atuação terapêutica: quando a queixa é funcional para a mãe. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Renata Cristina Gomes - ITCR-Campinas

 

Livre da culpa: Identificação e alteração de contingências de reforçamento coercitivas: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Marília Zampieri - ITCR-Campinas


Mamãe nem sempre tem razão: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Luciana Pellizzaro Naine - ITCR-Campinas


O processo de tomada de decisão pelo terapeuta dentro do modelo da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Felipe de Carvalho Pimentel - Instituto Interage

 

"O que eu posso fazer? Me ajude!": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Florença Lucia Coelho Justino - ITCR-Campinas - UFSCar


Orientaçao Profissional no ITCR: passo a passo.

Maria Elisabeth Salvador Caetano - ITCR Campinas - Unimep

 

Psicologia do Esporte: experiências práticas.

Cíntia Allyson Jensen - ITCR-Campinas

 

Psicologia do trânsito: contribuições da análise do comportamento.

Adélia Suzana Barreiro Del Sarto - ITCR-Campinas


Quando os pais fazem toda a diferença: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Camila Magnet Rotta - ITCR-Campinas

 

“Quem sou ?”: promovendo autoconhecimento por meio da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Ana Carolina Guerios Felicio - ITCR-Campinas


Refém do próprio desempenho: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Raquel Deperon - ITCR-Campinas

 

"Só vou ser feliz se emagrecer": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento.

Fabia Azevedo de Carvalho Lima - ITCR-Campinas


Terapia de grupo com base comportamental.

Alice Maria de Carvalho Delitti - CeAC/PUC-SP e Priscila R. Derdyk - CeAC/AMBAN

 

Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e o encontro do cliente com Seligman, Willner, Estes e Skinner.

Najara Karine Salomão Pereira - ITCR-Campinas


Terapia sexual: tratamento de disfunção erétil.

Lygia Perchon - ITCR-Campinas


TOC e estresse pós traumático: desafios de um caso clínico.

Maria de Jesus dos Reis Dutra - UFSCar

 

Transtorno de Pânico: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Thais Saglietti Meira Barros Rocha - ITCR-Campinas

 

"Uma ansiedade chamada Jaqueline”: identificação de contingências de reforçamento aversivas no relacionamento afetivo - estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Luciana Maria Assis Silva - Instituto Transformação e UNIRB

 

"Você tem medo de que?": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).

Lílian Medeiros Drudi - IAC

 

 

 

Que faço na primeira sessão?

Serão apresentados vídeos e atividades de simulação ao vivo que representam dificuldades que ocorrem, frequentemente, nas primeiras interações entre terapeuta e cliente, em geral embaraçosas... As cenas deverão apresentar modelos de desempenho, tanto apropriados (a serem adotados), como inapropriados (a serem alterados). Todos os episódios serão comentados, de maneira a propiciar ao terapeuta iniciante alternativas de atuação em tais situações.

Duração: 50 min.

 

Cliente que continua a sessão nas áreas comuns da clínica.

Najara Karine Salomão Pereira - ITCR-Campinas


Perguntas do cliente sobre a vida pessoal do terapeuta.

Tatiana Lance Duarte - ITCR-Campinas

 

Questionamento da cliente sobre a competência da terapeuta.

Marisa Isabel dos Santos de Brito - IAAC


Sessão inicial com pai que apresenta padrão comportamental fortemente governado por regras.

Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas


Sessão inicial dos pais com queixa sobre o filho adolescente.
Valéria Cristina Santos Menzzano - ITCR-Campinas

 

 

Acompanhamento Terapêutico: vamos ajudar?
O trabalho do terapeuta, muitas vezes, precisa ser complementado, consolidado e generalizado no ambiente natural. O acompanhante terapêutico cumpre tal papel. Nessa atividade serão mostradas etapas de treinamento do AT e aplicação por eles de procedimento com clientes, através de vídeos e situações de simulação ao vivo.
Duração 50min.


Treinamento de AT para instalar comportamento sob controle adequado de estímulos.

Marilia Zampieri – ITCR-Campinas


Treinamento de AT para lidar com crianças com inadequação nas interações sociais.

Renata Cristina Gomes - ITCR Campinas


Treinamento de AT para lidar com pessoas com excessos comportamentais, através de reforçamento diferencial.

Valéria Bertoldi Peres – ITCR-Campinas

 

 

Comunicações Orais

 

Alteração do comportamento agressivo: umestudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Natalia Pires

Análise de contingências de reforçamento para a instalação de comportamentos funcionais na desconstrução de diagnóstico de esquizofrenia.
Gisele Fernandes de Lima Foch

Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes através do CBCL, TRF e YSR, na identificação de problemas internalizantes e externalizantes de adolescentes com queixa de desatenção e hiperatividade.
Adriana de Fátima Ribeiro

Contingências coercitivas e uma de suas conseqüências: a depressão: estudo de caso clínico sob a perspectiva da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Dilton Rogério Goulart

Correlações entre avaliações neuropsicológica, comportamental na avaliação de sinais de desatenção e hiperatividade em um estudo de caso.
Carla Nunes Cantiere

Descrevendo e analisando a função da orientação de pais como parte da psicoterapia infantil.
Carolina Porto de Almeida

Implementação de repertórios comportamentaiscompatíveis com o aprendizado em alunos com TDAH.
Marcos Araújo

O atendimento psicológico para atletas com deficiência visual.
Regiane de Souza Quinteiro

Problemas emocionais e comportamentais e o uso de serviços de saúde mental em crianças escolares do Ensino Fundamental I.
Mayra Fernanda Ferreira Seraceni

Psicoterapia Comportamental Infantil: panorama histórico e perspectivas atuais.
Marcela Umeno Koeke

Quando o comportamento socialmente desviante de um adolescente é selecionado - um estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Alan Souza Aranha

Quando o desejo dos pais se opõe à decisão judicial: um caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Jussara F. Pascualon-Araujo

Relutância para ir às aulas: estudo de caso clínico em Terapia por Contingências de Reforçamento com adolescente (TCR).
Ana Flávia Pinto Melo Ribeiro

Seis sessões e nada mais. Quando os pais interrompem a terapia infantil: uma experiência em Terapia por Contingências de
Reforçamento (TCR) infantil.

Mariana Bília Arthur

Teoria motivacional do coping: uma nova proposta para análise funcional das estratégias de enfrentamento.
Andressa Melina Becker da Silva

Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) – Obtendo reforçadores por meio de tentativas de suicídio.
Henrique do Nascimento Ricardo

 

 

Painéis

 

Acidente vascular cerebral: as contribuições da neuropsicologia e a importância da analise do comportamento no processo de reabilitação.
Maísa novaes portella checchia

 

Adolescência on line: a utilização de internet como estratégia de enfrentamento.
Isabella Goulart Bittencourt

 

Análise do relato das mudanças comportamentais entre o pré e o pós-operatório de pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico bariátrico.
Yara Alves Costa Justino

 

Atendimento analítico-comportamental de criança após episódio de “sequestro relâmpago”: a importância da análise de contingências respondentes e operantes para a intervenção.
Anita Colletes Bellodi


Comparação de procedimentos de observação direta e de relatos sobre comportamentos de desatenção e hiperatividade em um grupo de crianças.
Ana Paula Roim Micieli
 
Observação: um recurso diagnóstico para avaliação e intervenção em sala de aula de educação infantil.
Fabiana Matioda Araujo

Relações de amizade na infância em contexto educacional.
Mariana Luíza Becker da Silva

Relato de afetados em desastres: reflexões sobre contingências em vigor.
Henrique do Nascimento Ricardo

 

 


 

Início  |  II Congresso 2013

 

Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais