Programação 2013
|
(clique para ampliar)
(clique para ampliar)
Atividades por Sessões
Como fazer? O terapeuta atende ao vivo um “cliente”, simulando uma sessão de terapia. O cliente é outro terapeuta, que encenará recortes de atendimentos reais que realizou com um cliente seu. O terapeuta faz pausas e interrupções no atendimento e apresenta para a platéia quais foram os determinantes de suas intervenções e falas. O objetivo é explicitar quais foram os aspectos dos comportamentos do cliente e os conceitos comportamentais que controlaram os comportamentos terapêuticos. As ações do terapeuta não são intuitivas. São conceitualmente consistentes e conscientes. É, como qualquer comportamento, fruto de contingências de reforçamento presentes na sessão, que precisam ser conhecidas. Duração: 50 min.
Atendimento clínico simulado sob a perspectiva da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR)
Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas
Debatendo Controvérsias!
Ansiedade, a condição humana. Dr. Isaías Pessotti - FMUSP
Certificação do Analista de Comportamento: chegou o momento? Maria Martha Hubner - USP Vera Regina Otero – Clínica ORTEC
Classificações diagnósticas em saúde mental - é possível uma
compatibilidade
Dr. Isaías Pessoti - FMUSP
Terceira onda: o que deixa de lado das descobertas da Análise Experimental do Comportamento e do Behaviorismo Radical? Silvio Paulo Botomé - UFSC Luc Vandenberghe – PUC-Goiás
Vamos aprender! Serão ministrados Cursos sobre diferentes temas, ilustrados com exemplos da vida cotidiana e da prática clínica. Ensinar conceitos sim, mas associados à realidade funcional. Duração: 2 horas.
(Comporta)mentalizando a mente: consciência, inconsciente e sonhos. Alexandre Dietrich - UFPR
Classes verbais funcionais de Skinner. Maria Martha Hübner – USP
Cíntia Guilhardi - Grupo Gradual e Paula Suzana Gioia - PUC-SP
Roberto Alves Banaco – Núcleo Paradigma/PUC-SP e Denis Zamignani - Núcleo Paradigma
Patrícia Piazzon Queitoz - IAAC
Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas
Alice Maria de Carvalho Delitti - CeAC/PUC-SP e Pricila Derdyk - CeAC/AMBAN
Vamos pensar juntos?
Processos terapêuticos complexos podem suscitar diferentes
ângulos de análise e de intervenções. Dois terapeutas exporão
seus pontos de vista e suas experiências na discussão de temas
propostos.
Relação terapeuta e Cliente: processo espontâneo ou interação
produzida?
Vera Regina Otero – Clínica ORTEC
Posso orientá-lo? O terapeuta – em geral em início de atividade – ou aluno em estágio clínico apresenta para seu supervisor dados das sessões da terapia que vem conduzindo. A atividade tem por objetivo apresentar o processo de tomada de decisão do supervisor, a relação que ele faz entre os dados provindos do terapeuta e o referencial conceitual adotado, o qual alicerça as orientações propostas, e os cuidados que deve ter para modelar, ampliar e manter os comportamentos terapêuticos do seu supervisionado. O objetivo do supervisor não é apenas a transformação do cliente; do terapeuta também! Duração: 50 min.
Hélio José Guilhardi - ITCR-Campinas
Renata Cristina Gomes - ITCR-Campinas
Era difícil... Atividade essencialmente conceitual em que o professor exporá conceitos avançados do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, tais como: autoconhecimento, liberdade, conceito de Homem, controle coercitivo, seleção do comportamento pelas consequências, pensamento, comportamento encoberto, comportamento verbal etc., bem como, a evoluçao da prática clínica. O objetivo é torná-los claros e compreensíveis. Duração: 50 min.
"Comportamento operante" e "Contingência de reforçamento": dois pontos de mutação na história de desenvolvimento da Psicologia que ainda não foram processados como comportamentos dos analistas de comportamento. Silvio Paulo Botomé - UFSC
Hélder Lima Gusso - Universidade Positivo - Curitiba
Luc Vandenberghe – PUC-Goiás
Marcelo Benvenutti – USP
Roberto Alves Banaco – Núcleo Paradigma/PUC-SP
Maria de Jesus Dutra dos Reis – UFSCar
Júlio de Rose – UFSCar
Alexandre Dittrich - UFPR
Deisy das Graças de Souza – UFSCar
Olga Mitsue Kubo - UFSC
Cloves Amorim - PUC-PR
Dra. Giulietta A. Cucchiaro - ITCR-Campinas – Consultório
particular
Reveja os Princípios... Atividade na qual o expositor apresentará a definição de um princípio básico do comportamento e ilustrará sua ocorrência na clínica ou em episódios do cotidiano, através de vídeo ou atividade simulada ao vivo. Não basta definir os princípios. É necessário identificar sua ocorrência e aprender a usá-los. Duração: 50 min.
Análise comportamental de conflitos interpessoais: dilema entre escolhas egoístas e comuns. Pedro Boldini Faleiros – UniAraras/ UNIMEP
Marcelo Benvenutti – USP
Hélder Lima Gusso - Universidade Positivo - Curitiba
Como fiz... Terapeuta apresenta o processo terapêutico de um caso clínico que atendeu, com ênfase no procedimento terapêutico utilizado; no raciocínio clínico que empregou; na relação entre os eventos comportamentais com os quais lidou e os conceitos da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical; e, finalmente, nos dados de pesquisa da Análise Experimental e Aplicada do Comportamento que fundamentam as ações terapêuticas. A atuação do terapeuta deve produzir resultados relevantes (ser suficiente para o cliente, familiares, escola etc.) e ser consciente. O objetivo desta atividade é ensinar a fazer e porque foi feito assim. Duração: 50 min.
A dona da verdade: ela só tem certezas... Estudo de caso em TCR com uma mãe governada por regras, religião e homofobia. Vitor Pedro Calixto dos Santos - ITCR-Campinas
Janaína W. Ugolini de Morais Ribeiro Sampaio - ITCR-Campinas
Ariela Santana Cardoso - ITCR-Campinas
Ameaça de suicídio com desfecho de manipulação: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Tatiana Lance Duarte - ITCR-Campinas
Priscila Ribeiro Manzoli - ITCR-Campinas
Análise funcional de uma primeira sessão em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Carlos Alberto Furiatto Esteves - NTCRCuritiba - ITCR-Campinas
Aplicações da análise do comportamento no manejo de sinais de desatenção e hiperatividade no contexto educacional: Um estudo de caso. Marcos Vinícius de Araújo, Alex Moreira Carvalho, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Universidade Mackenzie
Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas
Aspectos favorecedores e desfavorecedores de um treinamento de pais para promoção de comportamentos de estudos em crianças. Danila Secolim Coser - ITCR-Campinas
Atendimento ao agressor sexual infantíl: da análise a intervenção. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento. Annie C. Wielewicki Bueno - Instituto Innove – ITCR-Campinas
Dr. Francisco Lotufo Neto - IPq-HCUSP
Camila Negreiros Comodo - ITCR-Campinas
Construindo um "ansioso" - falhas na discriminação das
contingências de reforçamento e sua relação com a produção de
medos de um adolescente: estudo de caso em Terapia por
Contingências de Reforçamento (TCR).
Sandra Sachs Husein - ITCR-Campinas
Valéria Cristina Santos Menzzano - ITCR-Campinas
Kellin Lotrario Hogata - ITCR-Campinas
Depressão como produto
de história de contingências em contexto coercitivo: estudo de
caso sob o enfoque da Terapia por Contingências de Reforçamento
(TCR).
Isabela Zaine - UFSCar
Desenvolvimento de Sensibilidade ao Cônjuge e de Repertório Autônomo a partir da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Thais Cazati Faleiros - ITCR-Campinas
Dificuldades para manter e criar vínculos: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Caroline Meneghin Mansur - ITCR-Campinas
Maria Isabel de Albuquerque Cavalcanti Franco - ITCR-Campinas
Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) com crianças pequenas: como alterar seu ambiente e instalar novos repertórios. Iara Araujo Miorim - ITCR-Campinas
Implicacões comportamentais de um acidente de trabalho numa cliente com longa história de opressão: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Conceição Aparecida dos Santos Covre Batista - ITCR-Campinas
Influências do ambiente coercitivo na produção de comportamentos de fuga-esquiva, contracontrole e agressividade: uma análise de caso clínico. Raquel Martins Sartori - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga
Michele Cassiano da Silva - ITCR-Campinas
Renata Cristina Gomes - ITCR-Campinas
Livre da culpa: Identificação e alteração de contingências de reforçamento coercitivas: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Marília Zampieri - ITCR-Campinas
Luciana Pellizzaro Naine - ITCR-Campinas
Felipe de Carvalho Pimentel - Instituto Interage
"O que eu posso fazer? Me ajude!": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Florença Lucia Coelho Justino - ITCR-Campinas - UFSCar
Maria Elisabeth Salvador Caetano - ITCR Campinas - Unimep
Psicologia do Esporte: experiências práticas. Cíntia Allyson Jensen - ITCR-Campinas
Psicologia do trânsito: contribuições da análise do comportamento. Adélia Suzana Barreiro Del Sarto - ITCR-Campinas
Camila Magnet Rotta - ITCR-Campinas
“Quem sou ?”: promovendo autoconhecimento por meio da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Ana Carolina Guerios Felicio - ITCR-Campinas
Raquel Deperon - ITCR-Campinas
"Só vou ser feliz se emagrecer": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento. Fabia Azevedo de Carvalho Lima - ITCR-Campinas
Alice Maria de Carvalho Delitti - CeAC/PUC-SP e Priscila R. Derdyk - CeAC/AMBAN
Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e o encontro do cliente com Seligman, Willner, Estes e Skinner. Najara Karine Salomão Pereira - ITCR-Campinas
Lygia Perchon - ITCR-Campinas
Maria de Jesus dos Reis Dutra - UFSCar
Transtorno de Pânico: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Thais Saglietti Meira Barros Rocha - ITCR-Campinas
"Uma ansiedade chamada Jaqueline”: identificação de contingências de reforçamento aversivas no relacionamento afetivo - estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Luciana Maria Assis Silva - Instituto Transformação e UNIRB
"Você tem medo de que?": estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Lílian Medeiros Drudi - IAC
Que faço na primeira sessão? Serão apresentados vídeos e atividades de simulação ao vivo que representam dificuldades que ocorrem, frequentemente, nas primeiras interações entre terapeuta e cliente, em geral embaraçosas... As cenas deverão apresentar modelos de desempenho, tanto apropriados (a serem adotados), como inapropriados (a serem alterados). Todos os episódios serão comentados, de maneira a propiciar ao terapeuta iniciante alternativas de atuação em tais situações. Duração: 50 min.
Cliente que continua a sessão nas áreas comuns da clínica. Najara Karine Salomão Pereira - ITCR-Campinas
Tatiana Lance Duarte - ITCR-Campinas
Questionamento da cliente sobre a competência da terapeuta. Marisa Isabel dos Santos de Brito - IAAC
Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas
Acompanhamento Terapêutico: vamos ajudar?
Marilia Zampieri – ITCR-Campinas
Renata Cristina Gomes - ITCR Campinas
Valéria Bertoldi Peres – ITCR-Campinas
Comunicações Orais
Alteração do
comportamento agressivo: umestudo de caso em Terapia por
Contingências de Reforçamento (TCR).
Painéis
Acidente vascular cerebral: as contribuições da
neuropsicologia e a importância da analise do comportamento no
processo de reabilitação.
Adolescência on line: a utilização de internet como
estratégia de enfrentamento.
Análise do relato das mudanças comportamentais entre o pré e
o pós-operatório de pacientes submetidos ao procedimento
cirúrgico bariátrico.
Atendimento analítico-comportamental de criança após episódio de
“sequestro relâmpago”: a importância da análise de contingências
respondentes e operantes para a intervenção.
|
Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais |